FACEBBOK
Anúncio
SAÚDE

Ministério autoriza cloroquina para casos graves de covid-19

Medicamento é aplicado em casos de malária ou de algumas doenças autoimunes, mas será restrito a ambientes hospitalares.

25/03/2020 19h48Atualizado há 3 dias
Por: RB1Notícias

O Ministério da Saúde anunciou que vai liberar a partir de sexta-feira (27) 3,4 milhões de unidades do medicamento cloroquina para que os médicos possam avaliar seu uso em pacientes graves do novo coronavírus, que já matou 57 pessoas no Brasil. Foi elaborado um protocolo, que prevê cinco dias de tratamento, sempre dentro do hospital e monitorado por um médico, em razão de seus efeitos colaterais. O remédio já é utilizado no tratamento de malária, lúpus e artrite.

O que o Ministério da Saúde está fazendo é deixar no arsenal, deixar à mão do profissional médico. Se ele entender que o paciente grave pode se beneficiar, o que vamos fazer é deixar esse remédio ao alcance dele — disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Viana, destacou que o uso será restrito. Ele disse que, no caso dos pacientes graves, os benefícios podem superar os riscos.

Esse medicamento não é indicado para prevenção. Não é indicado para os sintomas leves — disse Denizar.

Leia também: Mortes por novo coronavírus sobe para 57 no Brasil

Segundo ele, trata-se de "um medicamento muito promissor" e que "o Brasil conhece muito", por fazer uso na região Norte em pessoas com malária. 

Os casos graves são, em média, 14% dos infectados por coronavírus, sendo que 5% são considerados críticos. 

Na semana passada, após o presidente dos Estados Unidos falar que o país aprovou o uso da substância no tratamento de alguns casos de covid-19, houve uma corrida às farmácias no Brasil, o que deixou algumas delas sem estoque. 

Posteriormente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do remédio sem prescrição médica, para evitar a automedicação e também que pacientes que precisam da hidroxicloroquina fiquem desabastecidos. 

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias da sua cidade e região CLIQUE AQUI 

Fonte: R7.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 18h10
30°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
34°

Sensação

15 km/h

Vento

75%

Umidade

Fonte: Climatempo
rede sociais
ANUNCIO VERMELHO
ANUNCIO VERDE
Municípios
GRUPO DE INFORMAÇÃO
Últimas notícias
ANUNCIO LARANJA
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
ANUNCIO ROSA