FACEBBOK
Campanha covid-19 2
Campanha covid-19 1
SANTARÉM

Prefeitura de Santarém demite médico que cobrou máscara para atuar no combate ao coronavírus

Rafael Matos postou vídeo pelas redes sociais cobrando o equipamento de proteção ao prefeito

24/03/2020 18h06Atualizado há 2 semanas
Por: RB1Notícias
Imagens de Internet
Imagens de Internet

O médico Rafael Matos, que divulgou mensagem nas redes sociais no final de semana, informando que a equipe estava atuando sem máscara na Unidade de Saúde do distrito de Alter-do-Chão, foi demitido pela Secretaria de Saúde de Santarém na segunda-feira, 23. Na mensagem gravada, o médico cobrou providências ao prefeito do município, Nélio Aguiar.

A dispensa do profissional revoltou os médicos do município, que divulgaram nota de de repúdio contra a medida e nesta tarde, representantes do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) se reúne com o secretário de Saúde, solicitando a readmissão de Rafael Matos.

Na nota, os médicos de Santarém, afirmam que apoiam Rafael Matos e ressaltam que o Conselho Federal de Medicina orienta e autoriza os médicos a suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

Leia também: Após pressão, prefeitura de santarém volta atrás e readmite médico que cobrou EP

"Sabemos que estamos enfrentando um momento de crise em todos os países, mas diante de uma cobrança pelo mínimo de condições de trabalho, o gestor público (médico), deveria agir, honrando o cargo que ocupa e não demitir um profissional íntegro e capacitado como é o Dr Rafael", afirma a nota. 

Eles complementam, que a demissão de um médico em pleno período de pandemia de covid-19 coloca em risco a sociedade, desestrutura o plano de contingência e as escalas pré-definidas de atendimento à comunidade local pela Secretaria de Saúde. 

Os médicos que divulgaram a nota pública, também pede providências ao Conselho Regional de Medicina, Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

"Ainda vivemos em uma democracia e o direito à liberdade de expressão deve ser respeitado", conclui a nota. 

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias da sua cidade e região CLIQUE AQUI 

Fonte: Roma News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
SantarémSantarém - PA Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 12h00
29°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 24°
33°

Sensação

19 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
rede sociais
ANUNCIO VERMELHO
ANUNCIO VERDE
Municípios
GRUPO DE INFORMAÇÃO
Últimas notícias
ANUNCIO LARANJA
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
ANUNCIO ROSA