Sábado, 20 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Novo Coronavírus SANTARÉM

Sespa monitora caso suspeito de coronavírus em técnica de enfermagem, em Santarém

Jovem de 26 anos retornou há poucos dias da Itália e apresentou sintomas da doença.

13/03/2020 às 20h12 Atualizada em 13/03/2020 às 20h37
Por: RB1Notícias
Compartilhe:
Sespa monitora caso suspeito de coronavírus em técnica de enfermagem, em Santarém

Uma técnica de enfermagem, de 26 anos, que atua em Santarém, oeste do Pará, está no isolamento desde que apresentou sintomas característicos de coronavírus. Ela esteve em viagem recente à Europa. Passou alguns dias em Roma, na Itália, e chegou a Santarém no dia 7 de março.

Após retornar da viagem, a técnica de enfermagem retomou suas atividades, mas o aparecimento de sintomas gripais e tosse, e o fato de ela ter estado há poucos dias na Europa, onde já foram confirmados dezenas de casos da doença, colocaram a saúde em alerta e a Vigilância Epidemiológica foi comunicada para adotar o protocolo de segurança.

Por medida de prevenção, ela foi encaminhada ao isolamento, está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do Município e pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará, e já teve material coletado para exame do Laboratório Central (Lacen), em Belém. O resultado pode sair neste sábado (14).

Leia também: Em rede social, Presidente Jair Bolsonaro diz que seu exame deu negativo para Covid-19

Por meio de nota, a Sespa confirmou o caso suspeito em Santarém e que os exames estão em análise, e informou sobre a situação dos casos suspeitos no Pará. (veja nota abaixo)

"A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que até o momento, foram notificados 30 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 21 foram descartados e 09 permanecem em análise.

Dos descartados: 11 foram de influenza A H1N1, 09 foram negativos para o painel viral, e 01 foi de coronavírus HKU1.

Dos municípios com casos descartados: 14 em Belém, 01 em Marabá, 03 em Ananindeua, 01 em Capanema, 01 em Tailândia, 01 em Magalhães Barata.

A Sespa ressalta que não vai se pronunciar sobre casos suspeitos de Covid-19 de forma isolada. No entanto, sobre o caso suspeito em Santarém, que foi citado pela imprensa do Baixo Amazonas, a Sespa informa que foi considerado suspeito e os exames estão em análise.

A nota sobre Covid-19 continuará sendo divulgada diariamente pela Sespa com informações gerais sobre os números de casos suspeitos, descartados e confirmados".

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias da sua cidade e região CLIQUE AQUI 

Fonte: G1 Santarém

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.