Atenção, fãs do falecido Orkut: a rede social não ressurgiu das cinzas. No último final de semana, a internet ficou em polvorosa com a descoberta de um aplicativo chamado “Orkut” no Google Play. Não demorou muito e diversos usuários foram ao Twitter comemorar a volta da rede social mais popular do começo dos anos 2000, fazendo com que o nome “Orkut” ficasse entre os assuntos mais comentados.
Logo o agitação acalmou quando todos descobriram que, na verdade, o aplicativo em questão não era oficial, mas a idealização de um fã. Isso mesmo! Um fã da extinta rede social resolveu revivê-la e acabou criando um aplicativo com visual semelhante ao Orkut dos anos 2000, inclusive com alguma das saudosas funcionalidades, como enviar recados e depoimentos, sorte do dia, e comunidades.
Após instalar o aplicativo no celular, já ao abri-lo, o próprio app retornar a mensagem informando que trata-se de uma criação de um fã. Para prosseguir, é necessário que o usuário clique em “eu declaro que li e entendi o texto acima”. Depois disso, é necessário criar um cadastro com seus dados pessoais, como data de nascimento e e-mail.
Quem baixou o app, contudo, se deparou com a seguinte mensagem em sua tela de início:
"Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014".
Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias da sua cidade e região CLIQUE AQUI
Apesar de todo o saudosismo envolvido entre os criadores do aplicativo que homenageia o antigo Orkut, devemos ser bastante cautelosos com nossas informações pessoais. Toda rede social requer um perfil detalhado com nossos hábitos e outros dados relevantes, como cidade de residência, idade, nome completo e e-mail.
Todos temos experiências com o Orkut e sabemos que a rede teve um papel social importante durante a democratização do acesso à internet no Brasil. Toda tentativa de ressuscitá-la por meios não-oficiais, contudo, deve ser observada com bastante cautela.
O Orkut foi uma rede social lançada em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten.
Menos conhecido que seus concorrentes Facebook e Twitter, o Orkut continha 50 milhões de usuários, incluindo uma alta proporção no Brasil, seguido pela Índia, Estados Unidos e Irã.
A rede social não conseguiu encontrar seu público e o Google preferiu se concentrar em serviços mais eficientes, como o Google+. Entretanto, o Google anunciou que a rede social seria encerrada em 30 de setembro de 2014, dando um prazo de dois anos para que os usuários fizessem o backup de seus arquivos.
A rede social “Hello” é uma espécie de evolução do Orkut lançada em 18 de julho de 2016 e também criada por Orkut Büyükkökten: “Nós sabemos que você adorava o Orkut! Pense no Hello como a próxima evolução do orkut.com, mas não espere que seja igual. Você não encontrará as suas fotos e comunidades antigas do Orkut aqui, mas você pode esperar encontrar muitas comunidades novas, pessoas interessantes e recurso que vai amar.”, diz a descrição do aplicativo.
Não muito popular, a rede social existe até hoje e está disponível no Google Play.
Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias da sua cidade e região CLIQUE AQUI
Fonte: Portal RB1
Mín. 23° Máx. 31°