A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaituba desta terça-feira (3) foi movimentada. No total, os vereadores analisaram 87 proposições, entre projetos de lei, indicações e vetos encaminhados pelo Executivo.
Treze projetos de lei deram entrada para tramitação — quatro de autoria dos parlamentares e nove enviados pela Prefeitura. Já as 56 indicações apresentadas trataram de demandas por melhorias na infraestrutura urbana, saúde, educação e serviços básicos.
Entre os vereadores mais atuantes nas indicações estão Júnior Dourado, Azeitona e Hélio da Limpeza, com sete cada; seguidos por Iamax Prado, Antônia Borroló, Valdecy do Peixe e Maria Pretinha, com cinco. Os demais parlamentares também apresentaram proposições voltadas a diferentes bairros e comunidades.
Na pauta de votação, o Projeto de Lei nº 036/2025 foi aprovado. Já o PL nº 037/2025 teve a votação adiada a pedido de visita, por parte do vereador Valdir Amadeu. Também chegaram à Casa Legislativa razões de veto do Executivo a 16 projetos de lei aprovados anteriormente.
Durante os debates, o líder de governo, vereador Prof. Thiago Maciel, sugeriu que as decisões de veto podem estar relacionadas a divergências técnicas. “Às vezes a intenção é boa, mas a redação pode comprometer a legalidade da matéria”, avaliou.