A Polícia Civil prendeu um homem em Itaituba por maus-tratos a um cachorro, após uma denúncia anônima levar a ONG O Sol Nasce Para Todos a acionar as autoridades. O animal foi encontrado em estado grave, com feridas pelo corpo, perda de pelos e sinais de desnutrição severa.
O resgate ocorreu em uma residência na perimetral Diomar Figueira, ramal do Jacarezinho. Inicialmente, o tutor impediu a entrada da equipe da ONG e alegou que o animal era alimentado regularmente, mas a condição do cachorro contradizia essa versão. Com o apoio da Polícia Civil, a ONG constatou a situação de abandono e maus-tratos.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Seccional de Polícia. Ele foi autuado com base no artigo 32 da Lei 9.605/1998, que criminaliza abusos e maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de posse de animais.
A veterinária Mery Ellen, da ONG, realizou exames que diagnosticaram leishmaniose visceral canina, uma zoonose grave causada por protozoários do gênero Leishmania sp.. Devido ao estágio avançado da doença, foi necessária a eutanásia do animal.
A ONG também recomendou a interdição do imóvel para avaliação sanitária, visando identificar possíveis casos de contaminação humana, considerando os riscos da leishmaniose. O caso segue sob investigação.