Em um movimento significativo para a saúde pública, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da gratuidade no Programa Farmácia Popular. Agora, todos os 41 itens do programa, incluindo medicamentos e insumos, serão disponibilizados gratuitamente à população nas farmácias credenciadas. Antes dessa medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custos, e os dois novos itens adicionais são a dapagliflozina, utilizados no tratamento de diabetes associado a doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas para pessoas com 60 anos ou mais.
Além disso, o Ministério da Saúde retomou o credenciamento de novas farmácias e drogarias ao programa, após oito anos sem novas adesões. Inicialmente, a prioridade foi para 811 municípios de maior vulnerabilidade que participam do programa Mais Médicos. Agora, o credenciamento está aberto para todas as cidades do país, ampliando o acesso da população a medicamentos e insumos essenciais.
O Programa Farmácia Popular, criado em 2004, tem como objetivo garantir a continuidade do tratamento de diversas doenças por meio da oferta de medicamentos gratuitos ou com descontos. Com a ampliação recente, o programa beneficiou mais de 24 milhões de brasileiros em 2024, o maior número desde sua criação.
Para retirar os medicamentos e itens disponíveis pelo programa, o paciente deverá comparecer a uma farmácia credenciada, apresentando um documento oficial com foto e número do CPF, além da receita médica dentro do prazo de validade, seja do SUS ou de serviços particulares. No caso das fraldas geriátricas, a distribuição é destinada a pacientes com idade mínima de 60 anos ou pessoas com deficiência, sendo necessária a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do uso.
Confira abaixo a relação de remédios e insumos fornecidos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular