A presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia, assumiu interinamente o comando do Governo do Estado do Pará. A transição temporária de poder foi necessária em razão da ausência do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan e do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, que se encontram em Baku, Azerbaijão, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-29).
A substituição é prevista pela Constituição e foi oficializada em uma publicação extra do Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (11). A magistrada, que já assumiu o governo interinamente em novembro de 2023 durante outra viagem de Helder Barbalho para uma edição da COP em Dubai, permanecerá no cargo até o retorno da comitiva.
A comitiva paraense participa da COP-29 com o objetivo de apresentar os avanços nos preparativos para a COP-30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025. Com mais de 190 países representados, a COP é o maior fórum global para sobre mudanças climáticas e busca de soluções para desafios ambientais. A expectativa é de que a próxima edição atraia aproximadamente 60 mil pessoas do Pará, com destaque para a região amazônica no centro do debate climático internacional.
A atuação interina da desembargadora Maria de Nazaré reforça a continuidade administrativa do estado, garantindo a estabilidade das ações governamentais enquanto a equipe liderada pelo governador promove a imagem do Pará no cenário global de sustentabilidade.
Mín. 22° Máx. 32°