O Governo do Pará, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e EF Education First, abriu inscrições para 5 mil vagas gratuitas de capacitação em inglês, voltadas para a preparação de jovens paraenses para o mercado de trabalho e para a COP 30 — a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém em 2025. A ação faz parte do Programa Capacita COP 30, lançado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) nesta terça-feira, dia 12.
As inscrições disponíveis no site do Capacita COP 30 são abertas a específicos para iniciar ou aprimorar suas habilidades no idioma inglês. O curso será realizado de forma on-line e dividido em etapas, começando pelo módulo "Coletivo On-line", composto por 12 aulas curtas de cerca de 6 minutos cada. Ao final do primeiro módulo, o aluno recebe um certificado e uma oportunidade de concorrer às vagas de emprego oferecidas pelos parceiros do programa.
O secretário da Sectet, Victor Dias, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “A oferta dessas vagas gratuitas representa um avanço para a qualificação e empregabilidade dos nossos jovens. O domínio do inglês abre portas tanto no mercado de trabalho quanto em eventos de alcance global, como a COP 30, gerando oportunidades reais de transformação na vida dos paraenses.”
Com uma atuação robusta no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da juventude, o Instituto Coca-Cola Brasil e a Solar Coca-Cola também apoiam a capacitação em inglês. “Queremos oferecer uma oportunidade para que os jovens possam transformar a realidade financeira de suas famílias, através do aprendizado de um novo idioma e capacitação da capacitação para um evento de grande porte como a COP 30”, afirmou Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca -Cola Brasil.
Já a Solar Coca-Cola, reconhecida por sua presença nacional e impacto social, reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento social. Para o diretor de Relações Externas, Fábio Acerbi, o Capacita COP 30 “será um dos legados mais significativos da COP, impactando diretamente a empregabilidade e qualificação dos jovens”.
Com presença em mais de 100 países, a EF Education First traz ao programa sua experiência no ensino de inglês e intercâmbio cultural, ampliando o alcance do programa. “Nosso objetivo é capacitar jovens para se comunicarem em inglês, preparando-os para o mercado global e eventos internacionais como a COP 30”, declarou Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social e Comunicação da EF.
A expectativa é que o Capacita COP 30, ao promover a qualificação em inglês de milhares de jovens paraenses, ajude a construir um legado duradouro em Belém e impulsione a inclusão no mercado global.
Mín. 22° Máx. 32°