O Instituto Federal do Pará (IFPA) anunciou a abertura do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2025, que disponibiliza um total de 6.600 vagas em diversas modalidades de cursos. As oportunidades incluem 3.065 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 2.075 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e 1.525 vagas para Cursos Superiores de Graduação, abrangendo os campi de Itaituba, Santarém, Altamira e outras cidades da região.
As inscrições estarão disponíveis a partir das 15h do dia 10 de outubro e seguem até às 23h59 do dia 7 de novembro, exclusivamente pelo site. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para cursos técnicos e de R$ 60,00 para graduações. Candidatos com Número de Identificação Social (NIS) e pertencentes a famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, poderão solicitar isenção da taxa entre 14h do dia 10 de outubro e 23h59 do dia 28 de outubro.
Os Cursos Técnicos Integrados são voltados para alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e têm duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio. A seleção será baseada nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática durante o 7° e 8° ano do Ensino Fundamental.
Os Cursos Técnicos Subsequentes, com duração de até dois anos, são destinados a alunos que já concluíram o Ensino Médio. A seleção também será feita com base no desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática durante o 1° e 2° ano do Ensino Médio.
Para a Graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024, considerando a maior nota entre as edições, além da redação.
Do total de vagas, 50% são reservadas para candidatos egressos de escolas públicas, em conformidade com o sistema de cotas. As demais vagas são destinadas à modalidade de Ampla Concorrência (AC). Para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), haverá um processo de Heteroidentificação nos dias 17 e 18 de dezembro para os cursos técnicos e entre 27 e 29 de janeiro para os concorrentes da graduação.
Mín. 22° Máx. 40°