Um acidente de pescaria quase se transformou em tragédia, mas terminou com um final surpreendente. Na última segunda-feira (7), um menino de 11 anos deu entrada no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) após ter um arpão atravessado em seu pescoço. Segundo o cirurgião Augusto Aguiar, que realizou a cirurgia de urgência, o desfecho foi nada menos que milagroso.
“No pescoço passam várias estruturas vitais, como a artéria carótida e a veia jugular, e o arpão estava a poucos centímetros dessas regiões. Por muito pouco, não tivemos uma acidente muito grave. Foi um milagre”, declarou o médico, ainda visivelmente impactado pelo caso.
A mãe do menino relatou que ele já estava acostumado a acompanhar as pescarias da família, mas o acidente aconteceu quando o arpão disparou acidentalmente. Inicialmente, ela cogitou levá-lo ao hospital de Mojuí dos Campos, mas foi orientada a ir direto ao HMS, devido à gravidade do ferimento.
Aguiar explicou que, apesar da delicada localização, a cirurgia foi tranquila graças ao fato de que as estruturas vitais não foram atingidas. “A cirurgia foi relativamente simples porque essas estruturas vitais foram poupadas, mas poderia ter sido um desastre. Podemos dizer que um milagre aconteceu ali, porque poderia ter sido uma situação extremamente grave e com potencial risco de vida. Foi um milagre”, enfatizou o cirurgião.
Atualmente, o menino está internado na ala pediátrica do hospital, com quadro clínico estável, e os médicos estão otimistas quanto à sua recuperação completa.
Mín. 22° Máx. 40°