A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Escola de Artes Emir Bemerguy, responsável pela organização do XV Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, divulgou nesta quarta-feira (2) o resultado revisado da categoria Fanfarra Simples. Após a análise de recursos interpostos por duas bandas participantes, houve mudanças significativas na classificação final.
Conforme o novo resultado, a Escola de Artes Raylane Cleise, do município de Belterra, foi declarada campeã da categoria Fanfarra Simples. As bandas Dom Tiago Ryan, de Santarém, e Profª Maria Oliveira de Mendonça, de Itaituba, que anteriormente figuravam entre as melhores, foram desclassificadas.
A Banda Dom Tiago Ryan foi desclassificada com base no artigo 28º do regulamento do festival, que estabelece que os casos omissos seriam decididos pela coordenação com base no bom senso e assegurando os direitos de todos os participantes. Já a Fanfarra da Escola Profª Maria Oliveira de Mendonça violou diretamente o artigo 21º, que proíbe o uso de fogos de artifício, fumaça cenográfica, papéis picados e quaisquer tipos de cenários ou alegorias durante as apresentações.
Leia também: Fanfarras Furacão e EFB são as campeãs da 1ª Batalha de Bandas e Fanfarras de Itaituba
1º lugar: Escola de Artes Raylane Cleise (Belterra)
A comissão organizadora enfatizou a importância de seguir rigorosamente as regras do regulamento, assegurando um ambiente justo e competitivo para todos os participantes do evento
Matéria em atualização*
Fonte: rb1noticias.com