Com o acesso do Remo à Série B do Campeonato Brasileiro, o futebol paraense vive a expectativa de um reencontro histórico: o Clássico Rei da Amazônia pode ser disputado na Segunda Divisão nacional após 18 anos. Se o Paysandu escapar do rebaixamento, teremos novamente Remo e Paysandu se enfrentando em um dos maiores duelos regionais do Brasil.
Até hoje, o clássico entre os dois gigantes do Pará já foi disputado 775 vezes, com 16 encontros pela Série B. O equilíbrio marca os confrontos na Segundona: são cinco vitórias para cada lado e seis empates. O Paysandu tem leve vantagem nos gols, com 22 marcados, enquanto o Remo balançou as redes 19 vezes.
Confira os confrontos históricos na Série B:
Momentos marcantes na Série B:
Em 1996, dois clássicos na Série B fizeram parte do famoso tabu dos 33 jogos em que o Remo ficou invicto contra o Paysandu. No primeiro confronto, o Leão venceu por 3 a 2, no dia 1º de setembro. O segundo jogo, realizado no dia 22 do mesmo mês, terminou empatado em 1 a 1.
Já em 2006, as equipes se enfrentaram duas vezes pela Série B. O Paysandu venceu o primeiro confronto por 2 a 0, com dois gols de Balão, em partida válida pela 14ª rodada. No segundo jogo, pela 33ª rodada, o Remo deu o troco e venceu por 3 a 1, com gols de Izaías e Alex Oliveira (2x).
Naquele ano, o Paysandu terminou o Brasileiro na 17ª posição, com 44 pontos, e foi rebaixado. Já o Remo terminou a competição em 12º, com 46 pontos.
Expectativa para 2024:
Atualmente, o Paysandu luta para se afastar da zona de rebaixamento da Série B. O Papão está na 14ª colocação, com 33 pontos, e enfrenta o CRB nesta sexta-feira (4), às 20h, no estádio Rei Pelé. O Remo, por sua vez, joga pela última rodada da segunda fase da Série C, contra o Botafogo-PB, às 17h30 de sábado (5), no Almeidão.
Se os dois times confirmarem suas respectivas vagas, o maior clássico da Amazônia voltará a agitar a Série B em 2024, prometendo grandes emoções para os torcedores paraenses.
Mín. 23° Máx. 39°