Nesta sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a ativação da bandeira vermelha patamar 2 para o mês de outubro, resultando em uma cobrança adicional de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa é a primeira vez desde agosto de 2021 que essa bandeira, a mais alta do sistema tarifário, é acionada.
Segundo a Aneel, o acionamento se deve ao risco hidrológico, que indica a baixa previsão de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas, além do aumento dos preços no mercado de energia elétrica. O sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, reflete os custos de geração de energia, variando entre bandeiras verdes, amarelas e vermelhas, sendo as últimas indicativas de um custo maior para o consumidor.
O ciclo das bandeiras teve início com a bandeira verde em abril de 2022, com uma sequência interrompida por bandeiras amarela e vermelha em 2024. O consumidor é incentivado a monitorar as bandeiras e ajustar seu consumo para controlar os custos, conforme sugerido pela Aneel.
Mín. 23° Máx. 39°