Quarta, 09 de Outubro de 2024
26°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Política Política

Eleições 2024: Conheça as principais propostas dos Candidatos à Prefeitura de Itaituba

Levantamento do RB1, com base nos planos de governo, traz as principais propostas para as mais diversas áreas dos candidatos à prefeitura de Itaituba.

23/09/2024 às 18h24 Atualizada em 23/09/2024 às 19h53
Por: Moisés Sodré Fonte: Portal RB1
Compartilhe:
Arte Portal RB1
Arte Portal RB1

No dia 6 de outubro, mais de 84 mil eleitores de Itaituba (PA) irão às urnas para escolher o próximo prefeito. Mas você está por dentro das propostas de cada candidato?

O RB1 preparou um resumo dos principais pontos dos planos de governo dos seis concorrentes à prefeitura.

Esses planos foram oficialmente registrados na Justiça Eleitoral e estão disponíveis para consulta no sistema DivulgaCand. As propostas serão apresentadas aqui em ordem alfabética.

 Dadinho do Posto Dado (PSD)

Dadinho do Posto Dado (PSD) - Foto: Arquivo Pessoal

Número de páginas: 13

Resumo: Em seu plano de governo, Dadinho lista objetivos que pretende alcançar caso seja eleito prefeito, como aumento de vagas em creches, valorização de eventos culturais e valorização dos produtores rurais e da área da educação.

O candidato divide suas propostas para o município nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, assistência social, turismo, segurança e mobilidade, mineração, entre outras.

Entre algumas de suas propostas estão:

  • Construção de casa para os professores para humanizar os trabalhos desses profissionais nas comunidades do interior do município de Itaituba.
  • Construir creches nos distritos de Campo Verde, Miritituba e Moraes Almeida;
  • Ampliar a rede física de atendimento e a ampliação e ou construção de um novo pronto socorro para atender melhor assim o acesso da população itaitubense à uma saúde de qualidade;
  • Implantar pequenos centros de referências em comunidades onde não existe unidade de saúde da família;
  • Incentivar, apoiar e estruturar as feiras dos produtores rurais do município de Itaituba. Dessa forma os produtores terão como trabalhar com mais humanidade.
  • Buscar parceria junto ao governo Federal para viabilizar o projeto para construção do aterro sanitário
  • Incentivar as Olimpíadas intercolegiais;
  • Promover e apoiar grupos e festas culturais, existente no município de Itaituba; festas juninas, festival da Galinha Caipira na Vila Rayol, festival do Tambaqui na Comunidade de São Luiz do Tapajós, e festival dos peixes Piau e Aracú.

Veja na íntegra o plano de governo de Dadinho do Posto Dado.

Fábio do Gás (PRTB)

Fábio do Gás (PRTB) - Foto: Arquivo TSE

Número de páginas: 5

Resumo: Em seu plano de governo, Fábio do Gás propõe que vai combater a corrupção, melhorar a educação e saúde com medidas como escolas e creches em tempo integral, valorização de servidores e atendimento ampliado nas áreas rurais e ribeirinhas, além de fomentar o desenvolvimento agrícola e econômico local com regularização fundiária e apoio à agroindústria.

O candidato divide suas propostas em dois eixos:  Política de Gestão e melhoria na qualidade dos serviços prestados e desenvolvimento técnico dos servidores.

Entre algumas de suas propostas estão:

  • Implementar escola e creches em tempo integral no município e com estrutura necessária a atividades completares.
  • Implantar campanha de saúde preventiva ocular, nas escolas da rede municipal de ensino na alfabetização nas series iniciais Pré-jardim até o 2 ano
  • Valorização dos profissionais da saúde.
  • Dotar as comunidades de infraestrutura socioeconômica que facilite a execução de projetos que visem à geração de empregos e renda do campo e da agroindústria;

Veja na íntegra o plano de governo de Fábio do Gás.

 Irmão José Alves (PSOL/REDE)

Irmão José Alves (PSOL/REDE) - Foto: Arquivo Pessoal

Número de páginas: 16

Resumo: Em seu plano de governo, Irmão José Alves afirma que com Políticas Públicas mais específicas haverá grandes possibilidades de melhor atender complexas demandas sociais, que é fundamental o respeito aos grupos sociais, seus representantes, anseios, seus lugares de falas e empoderamentos.

O candidato divide seu plano de governo em temas: Educação, Saúde, Habitação, Segurança Pública, Turismo, Juventude e Lazer, Mulher, Trabalho, Emprego e Renda; entre outros.

Entre algumas de suas propostas estão:

  • Pensar junto à população a criação do Centro de Distribuição (Ceasa) para o produtor rural;
  • Garantir o fornecimento de uniformes e matérias escolares;
  • Incentiva a educação empreendedora nas escolas;
  • Apoiar a estruturação de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
  • Implantar o programa Mutirão de Habitação;
  • Implantar o Restaurante Popular de Itaituba;
  • Criar espaços de lazer como pista de skates, patinação, quadras poliesportivas cobertas, ciclofaixa e playgrounds;
  • Criar a Feira da Gastronomia Local;
  • Instituir o Prêmio “Empreendedor Sustentável” e fomentar os empreendedores socioambientais.

Veja na íntegra o plano de governo de Irmão José Alves.

Ivan D’Almeida (PODE)

Ivan D'Almeida (PODE) - Foto: Arquivo Pessoal

Número de páginas: 12

Resumo: Em seu plano de governo, Ivan D’Almeida afirma que, é necessária uma gestão inclusiva e participativa, em que o povo seja o principal alvo, e possa usufruir de todos os seus direitos de forma integral. Afirma ainda que terá como prioridade gerar políticas públicas que assegurem qualidade de vida e bem estar social a toda a população itaitubense.

O candidato divide suas propostas em temas: Administração, Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Indústria e Comércio, Trânsito, entre outras.

Entre algumas de suas propostas estão:

  • Criar incentivos ao microempreendedor, com concessão de empréstimos e cursos profissionalizantes
  • Implantar creches em tempo integral;
  • Criar programas para implementação de aulas de dança e defesa pessoal nas escolas;
  • Reforma, Ampliação e Reestruturação do Hospital Municipal;
  • Construção e Implantação de um Laboratório de Análises Clínicas Municipal;
  • Buscar parceria para construir o Primeiro Hospital Veterinário de Itaituba;
  • Criar diretoria de paisagismo que irá buscar parcerias com o comercio local e comunidade para implantação e manutenção de paisagismo nos canteiros públicos, praças, e prédios públicos
  • Reduzir taxa de iluminação pública;
  • Criar o Conselho Municipal de Mineração, com representantes da sociedade civil, empresas e entidades.

Veja na íntegra o plano de governo de Ivan D'Almeida.

Nicodemos Aguiar (MDB)

Nicodemos Aguiar (MDB) - Foto: Arquivo Pessoal

Número de páginas: 17

Resumo: Em seu plano de governo, Nicodemos Aguiar diz que programa visa implementar políticas públicas que promovam o crescimento econômico, a justiça social e a preservação ambiental, transformando Itaituba em uma cidade próspera, segura e sustentável.

O material do candidato aborda propostas sobre administração, universidades, moradia, educação ambiental, empreendedorismo, capacitação, entre outras.

Entre algumas de suas propostas estão:

  1. Criar o Conselho Municipal da Cultura
  2. Reativar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo
  3. Desenvolver programas permanentes em parceria com as escolas municipais de educação para o trânsito;
  4. Criar programa para distribuição de terras legalizadas com infraestrutura as famílias em situação de vulnerabilidade;
  5. Buscar parceria junto ao Governo Federal para viabilizar o projeto para construção do aterro sanitário;
  6. Viabilizar projeto de construção e estruturação do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ
  7. Firmar parcerias com o SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) para promover a capacitação de estudantes para o trabalho
  8. Estimular o acesso à educação infantil em tempo integral, nos Centros de Educação Infantil;

Veja na íntegra o plano de governo de Nicodemos Aguiar.

Wescley Tomaz (Avante)

Wescley Tomaz (Avante) - Foto: Reprodução Redes Sociais

Número de páginas: 25

Resumo: Em seu plano de governo, Wescley Tomaz relata que o plano oferece soluções práticas para enfrentar os desafios econômicos, sociais e ambientais de Itaituba, com um compromisso constante com a melhoria e bem-estar da população, incluindo propostas inovadoras para articular colaborações interinstitucionais e parcerias com entidade públicas e privadas em níveis municipal, estadual e federal.

O material do candidato é orientado por cinco pilares: Transparência, Probidade, Sustentabilidade, Modernização e Humanização.

Entre algumas de suas propostas estão:

  1. Criar o Cartão Circulante Local para direcionar parte dos recursos de políticas de distribuição de renda, para estimular o consumo na economia de Itaituba, aumentando a receita das empresas
  2. Criar projetos e programas de apoio aos funcionários da administração pública, incluindo suporte médico e psicológico, para preservar a saúde física e mental;
  3. Estabelecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para liderar a execução das iniciativas do plano de governo, incluindo a regularização de áreas de garimpo com o programa "Garimpo Legal".
  4. Instituir a Bolsa Inclusão, destinada a alunos com deficiência de baixa renda, para auxílio na compra de materiais escolares
  5. Implantar unidades da Escola Cívico-Militar
  6. Criar um centro de referência para o idoso
  7. Estabelecer Pontos de Cultura no município com o apoio das esferas Federal e Estadual para ampliar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural local, envolvendo a comunidade em atividades culturais
  8. Implementar o programa "TEAcolher" para atender crianças e adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA), capacitar os docentes para um atendimento adequado e fornecer instrutura necessária nas escolas
  9. Expandir o número de vagas em creches, criando pelo menos 2 mil novas vagas na sede e distritos, assegurando que 50% dessas vagas sejam em tempo integral.

Veja na íntegra o plano de governo de Wescley Tomaz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.