Quarta, 09 de Outubro de 2024
26°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Política Eleições 2024

Dr. Armando Aragão, vice na chapa de Odileida Sampaio, tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral em Altamira

Ação partiu da coligação "Altamira no Caminho Certo"; Pedro Passos é indicado como substituto.

14/09/2024 às 13h47 Atualizada em 14/09/2024 às 17h59
Por: RB1Notícias Fonte: Da Redação / TSE
Compartilhe:
Foto: TRE-PE
Foto: TRE-PE

A candidatura de Francisco Armando Alvino Aragão ao cargo de Vice-Prefeito de Altamira/PA para as eleições de 2024 foi indeferida após uma Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC) apresentada pela coligação "Altamira no Caminho Certo", formada pelos partidos PP, PSB e União Brasil. A coligação alegou a existência de causa de inelegibilidade, embasada em decisões judiciais.

De acordo com a defesa de Aragão, a decisão colegiada da Justiça Federal está pendente de aperfeiçoamento, com recursos em tramitação, enquanto a decisão da Justiça Estadual, mesmo já transitada em julgado, é alvo de uma ação de "Querela Nullitatis", que discute supostos vícios no processo original.

Após a análise das manifestações das partes, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à impugnação, recomendando o indeferimento do registro de candidatura. Com isso, o Partido Avante, em parceria com sua comissão local, indicou o ex-vereador Pedro Passos como substituto de Aragão para a disputa ao cargo de Vice-Prefeito.

"Perseguição política", diz Aragão nas redes sociais
Em uma declaração nas redes sociais, o então candidato Francisco Armando Aragão afirmou que sua candidatura foi indeferida devido a perseguições políticas. Entretanto, a Justiça Eleitoral da 018ª Zona de Altamira fundamentou a decisão de indeferimento na alínea “l” do inciso I do art. 1º da Lei Complementar nº 64/1990.

A decisão foi assinada pelo Juiz Eleitoral José Leonardo Pessoa Valença no dia 9 de setembro de 2024.

Para acessar a sentença completa, clique aqui.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Odileida Sampaio (@odileidaatm)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.