Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Saúde Humanização

Visita de 'amigos peludos' traz alegria aos pacientes pediátricos do HMS

Pet Terapia promove bem-estar e sorrisos no hospital.

04/09/2023 às 08h37 Atualizada em 04/09/2023 às 08h51
Por: Da redação Fonte: Ascom HMS
Compartilhe:
Visita de 'amigos peludos' traz alegria aos pacientes pediátricos do HMS

Os pequenos pacientes da ala pediátrica do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) receberam uma visita especial de dois cachorros do projeto Pet Terapia na tarde de sexta-feira, 1º de setembro. Os peludos de quatro patas proporcionaram momentos de alegria e surpresa. A visita integra o projeto Sextou em Ação do hospital, que tem o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar e oferecer conforto aos pacientes.

Os visitantes caninos fazem parte do projeto  PET Terapia que é uma iniciativa do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Amazônia (Unama). Mais do que simplesmente promover o contato com animais, o projeto serve como um método alternativo voltado ao bem-estar e saúde emocional dos pacientes, particularmente para aqueles em tratamentos prolongados em crianças ou idosos. 

"Durante o contato com os animais, os pacientes experimentam a liberação de substâncias como dopamina e endorfina, trazendo prazer, bem-estar emocional e estimulando a interação social. Os benefícios da Pet Terapia são cientificamente comprovados", explicou Gisele Seade, docente do curso de Veterinária e integrante do projeto.

Segundo a veterinária, o processo de seleção dos animais que participam do projeto é rigoroso.

"Eles não apenas precisam ser dóceis e sociáveis, mas, também, devem estar com a saúde em dia e com a vacinação atualizada, garantindo uma interação segura e benéfica para todos”, enfatizou.

A visita dos peludos aconteceu no auditório do HMS e contou com a participação de cerca de oito pacientes. Entre eles estava Vinícius Gabriel, de apenas 7 anos, em tratamento no hospital. Ele se mostrou animado e, após algum tempo brincando, mencionou que tem dois cachorros em casa.

"Estou com saudades dos meus cachorros Leona e a Lesie. Foi muito legal brincar com esses aqui", disse.

Narjara Dantas, psicóloga coordenadora do Psicossocial do hospital, destacou a importância da ação.

"Os benefícios abrangem desde o incentivo à atividade física até o aumento do ânimo dos pacientes. Representa um benefício tanto para os pacientes, quanto para os acompanhantes", afirmou.

A satisfação era evidente no rosto da pequena Maria Maitê, que assistia a tudo com um sorriso animado, aplaudindo. Elaine Cristina, mãe da menina, comentou sobre o amor da filha por animais.

"Ela adora, principalmente cachorros. Esse momento de descontração foi um presente para nós. Ela se divertiu muito”, disse.

Os dois protagonistas caninos da visita estavam sob supervisão de três estudantes do curso de Medicina Veterinária, acompanhadas pela docente do curso.

Sextou com Ação do HMS é um projeto desenvolvido pelos setores de Fisioterapia, Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e Comunicação do hospital, que propõe trazer atividades variadas para os pacientes todas as sextas-feiras, adaptadas às possibilidades de cada um. 

"O projeto tem a proposta de  transformar o ambiente hospitalar, oferecendo uma atmosfera mais leve, humanizada e descontraída para os nossos pacientes, contribuindo de maneira positiva para o processo de tratamento", enfatizou Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor do HMS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.