Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Saúde Alerta

Atenção: com superlotação, equipe do HMS e PSM reforça a prioridade de atendimento para urgência e emergência

HMS conta com 209 leitos para internação; 63 são reservados para o PSM, onde há no momento, 81 pacientes internados.

12/07/2023 às 09h45
Por: Andria Almeida Fonte: Ascom Santarém
Compartilhe:
Atenção: com superlotação, equipe do HMS e PSM reforça a prioridade de atendimento para urgência e emergência

O Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, referência em atendimento de urgência e emergência, está operando com superlotação nesta quarta-feira (12). Diante disso, a direção da unidade pede a colaboração da população para buscar atendimento no Pronto Socorro Municipal apenas em casos de risco iminente de morte.

O hospital conta com um total de 209 leitos para internação, sendo que 63 deles são reservados exclusivamente para o Pronto Socorro Municipal (PSM), onde há, no momento, 81 pacientes internados. Além disso, existem 146 leitos disponíveis nas clínicas obstétrica, cirúrgica, médica, pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e berçário, que neste momento, atendem 150 pacientes internados. Essa estrutura de leitos desempenha um papel fundamental no atendimento dos 20 municípios do Baixo Amazonas e Tapajós, garantindo um amplo acesso aos serviços médicos e hospitalares.

O cirurgião geral Vinícius Savino, que atua no HMS e PSM, explica que o fluxo de atendimento em ambas as unidades é voltado para casos de urgência e emergência.

"Pacientes mais graves, como aqueles com suspeita de acidente vascular cerebral, infarto, acidente de trânsito ou patologias cirúrgicas que necessitam de avaliação de um cirurgião geral, cirurgião vascular ou neurocirurgião, são o perfil de atendimento", esclarece.

Ele enfatiza que pacientes com dores de cabeça, problemas de ouvido, síndrome gripal e outros quadros que não sejam emergenciais devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas ou as Unidades Básicas de Saúde para o devido atendimento.

De acordo com Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor das referidas unidades, a alta demanda de pacientes afeta a qualidade do atendimento e sobrecarrega a equipe médica e os recursos disponíveis.

Greyce ressaltou a importância da colaboração da população.

"É necessária [a colaboração] para garantir que aqueles que realmente necessitam de atendimento urgente possam ser prontamente assistidos e recebam o cuidado necessário", destacou.

O HMS oferece uma ampla variedade de especialidades médicas, contando com 15 áreas distintas, incluindo Cardiologia, Cirurgia Geral, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Anestesiologia, Obstetrícia, Neonatologia, Oftalmologia, Pediatria, Traumatologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Bucomaxilofacial, Ginecologia e Medicina Intensiva. Essa diversidade de especialidades permite ao HMS atender de forma abrangente as necessidades de saúde dos pacientes, garantindo cuidados especializados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.