Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Geral Economia de Energia

Equatorial Pará orienta sobre economia de energia durante as férias escolares

Com os jovens em casa durante o mês de julho, distribuidora de energia dá dicas para manter o consumo eficiente nas residências.

07/07/2023 às 10h46
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom Equatorial
Compartilhe:
Equatorial Pará orienta sobre economia de energia durante as férias escolares

O período de férias escolares chegou e trouxe junto uma série de hábitos que a criançada e a juventude curte dentro de casa, como, por exemplo, dormir tarde e acordar cedo para aproveitar os videogames, deixar aparelhos como televisão e celular na tomada, luzes ligadas à vontade, abrir e fechar a geladeira, e outras manias que acabam despercebidas. E, apesar da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter anunciado que a bandeira tarifária para o mês de julho é verde, sem nenhum custo extra para os consumidores, a Equatorial Pará reforça a importância de manter hábitos de consumo conscientes, nesta época em que o verão também chega com força no estado.

Para garantir controle na conta de luz, é recomendado mudança na rotina, como manter desligados da tomada os aparelhos que não estão em uso efetivamente. A adoção do uso racional da energia garante férias tranquilas e, por isso, vale a pena seguir as recomendações. 

 

Televisão  

Representa em média 15% da conta. Por isso, é importante desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evitar dormir com a TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente. Vale lembrar que um modelo de LED de 42 polegadas consome cerca de 30,45kHw por mês, com 5 horas diárias de uso.

 

Videogame 

Em 4 horas diárias, durante metade do mês, um videogame tem consumo médio mensal de 1,44kHw, segundo dados do Procel.

Para evitar a conta no vermelho, é preciso utilizar menos vezes o equipamento e controlar também as horas de jogo da garotada. Não esquecer, também, de desligar o videogame após jogar, sem deixar o aparelho em modo de espera. Afinal, mesmo em stand by, ele consome energia.

 

Ar-condicionado       

O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado ajustar para temperatura confortável (cerca de 23° C) e utilizar a função timer (temporizador), pois isso ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento. Vale lembrar que o ar-condicionado é considerado um dos principais vilões deste período do ano.

 

Carregador de celular

O consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal. 

 

Geladeira

Roupas secando atrás da geladeira, nem pensar. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

A geladeira é responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz e o costume de ficar abrindo e fechando acarreta prejuízos no bolso.

De acordo com Pricila Hinvaitt, da área de eficiência energética da Equatorial Pará, com pequenas atitudes no dia a dia e com o uso adequado dos aparelhos domésticos, os clientes conseguem controlar o valor da fatura de energia.

“Julho é um mês com crianças em casa, além do forte verão. Então, é importante ficar ainda mais atento e adotar medidas de consumo consciente para que o cliente não tenha um aumento no valor da fatura”, finaliza Pricila.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.