Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Cultura e Entretenimento Entretenimento

Caprichoso vence Garantido de novo e é bicampeão do Festival de Parintins

Com o título, o Caprichoso soma 25 conquistas. O Garantido tem 32. Em 2000 houve empate e as duas agremiações foram declaradas campeãs.

03/07/2023 às 17h49
Por: RB1Notícias Fonte: Amazonas Atual
Compartilhe:
Caprichoso é bicampeão do Festival de Parintins (Foto: Alex Pazuello/Secom Gov AM)
Caprichoso é bicampeão do Festival de Parintins (Foto: Alex Pazuello/Secom Gov AM)

O Caprichoso é bicampeão seguido do Festival Folclórico de Parintins 2023. Com o tema “O brado do povo guerreiro”, o bumbá azul e branco repete o feito do ano passado ao vencer de novo o Garntido.

O Caprichoso venceu a primeira e a terceira noite de apresentações e o Garantido foi melhor no sábado (1º), a segunda noite. A diferença foi de dois décimos: 1.259 pontos do boi azul, contra 1.258,8 do vermelho. Com o título, o Caprichoso soma 25 conquistas. O Garantido tem 32. Em 2000 houve empate e as duas agremiações foram declaradas campeãs.

O bicampeonato encerra a administração do presidente Jender Lobato. “É um aperto muito grande no peito. Está chegando ao fim um ciclo no qual nós começamos um projeto de reorganização do Caprichoso. E, ao mesmo tempo, conseguimos deixar o Caprichoso num patamar que a galera se apaixonou”, disse Lobato durante a última apresentação do boi, na madrugada desta segunda-feira (3).

Festa de Parintins

O Festival de Parintins começou na última sexta-feira de junho. Neste ano, foi realizado nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho. A ordem de apresentação dos bois para o primeiro dia é definida por sorteio e depois é adotado o revezamento.

Na sexta-feira (30) o Garantido abriu a noite e coube ao Caprichoso encerrar a apresentação. No sábado (1º) o boi Azul entrou no Bumbódromo primeiro, seguido do Garantido. Na última noite, domingo (2), foi repetida a ordem de apresentação da noite de estreia: Garantido e Caprichoso.

Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 45 minutos.

A decisão do boi vencedor do festival é feita por 10 juízes. O presidente da comissão de júri e três julgadores avaliam o Bloco A, que possui sete itens. O Bloco B e o Bloco C também são avaliados por três avaliadores cada, cada um com sete itens específicos.Cada noite é avaliada separadamente e a apuração acontece na segunda-feira à tarde (3), após o último dia de festa. A menor nota das três atribuídas a cada item é descartada. O boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites é declarado o vencedor do festival.

A primeira apresentação de Caprichoso e Garantido ocorreu em 1966.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.