A Polícia Civil, acompanhada da Polícia Científica foi até uma casa localizada no bairro Jardim Independente I em Altamira, sudoeste do Pará, para atender a uma ocorrência de furto de energia na tarde da última quinta-feira (30).
Os peritos realizaram uma avaliação no local acompanhado de uma equipe da Equatorial Energia. O laudo confirmou que na rede elétrica fixada na residência havia um desvio de energia, conhecido popularmente como "gato". O valor, segundo a concessionária de energia, está avaliada em quase R$ 20 mil reais.
Segundo informações da Polícia Civil, a proprietária, que não teve o nome divulgado foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil onde prestou depoimento, pagou uma fiança sendo liberada. Agora o caso passa por um processo administrativo para a suspeita fazer o pagamento da dívida.
Horas depois outro caso de furto de energia foi identificado em uma geleira, identificada no bairro São Francisco. Segundo informações, no local foi encontrado apenas um adolescente. O furto foi realizado por meio de uma ligação clandestina que estava por dentro do asfalto. O proprietário do local foi notificado e deve também realizar o pagamento da dívida, ainda não contabilizada, por meio do processo administrativo.
No local, a ligação também foi cortada e a equipe fez a retirada do "gato". Segundo a Equatorial, ligações clandestinas de energia elétrica além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar prejuízos à sociedade como: falta de energia e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.
Por meio de nota, a Equatorial Energia informou que tem um plano de combate às perdas energéticas e para isso mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento através do número 0800 091 0196.
Mín. 23° Máx. 39°