Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Política POLÍTICA

Bolsonaro inelegível: TSE forma maioria para ex-presidente ficar fora das eleições por 8 anos

Ministra Cármen Lúcia seguiu integralmente voto do relator, Benedito Gonçalves, e fez 4 a 1 nesta sexta-feira, enterrando chances de ex-presidente escapar do revés.

30/06/2023 às 13h04
Por: RB1Notícias Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
Compartilhe:
Bolsonaro inelegível: TSE forma maioria para ex-presidente ficar fora das eleições por 8 anos

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O julgamento, ainda em andamento, deu como procedente a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) do PDT, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores realizada em julho de 2022. 

O voto do relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, foi favorável ao pedido. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, nesta manhã, o placar a favor da inelegibilidade está 4 a 1, restando apenas os votos de Nunes Marques e Alexandre de Moraes para conclusão. Também votaram a favor os ministros Floriano Marques e André Ramos Tavares. Cabe recurso no STF (Supremo Tribunal Federal)

O advogado do PDT, Walber Agra, ponderou que ação não visa somente investigar o que foi dito no encontro com diplomatas, e sim apurar eventos em que, sem provas, o então presidente colocou em xeque a legitimidade do sistema eleitoral.

Já a defesa dos candidatos, representada pelo advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, afirmou que Bolsonaro estava resguardado pela liberdade de expressão e que a exposição de pontos de dúvidas em evento público que constava na agenda oficial de chefe de Estado foi realizada no afã de aprimorar o processo de fiscalização do processo eleitoral. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.