Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Educação Educação

Estudante santareno é o vencedor do Jovem Senador 2023 no Pará

Programa seleciona um estudante de cada Estado para passar uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando o trabalho dos parlamentares.

28/06/2023 às 08h48 Atualizada em 28/06/2023 às 09h18
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará, com informações da Agência PA
Compartilhe:
Ariel Barbosa Corrêa, de 17 anos, foi o aluno selecionado pelo programa Jovem Senador 2023 no Pará — Foto: Agência Pará
Ariel Barbosa Corrêa, de 17 anos, foi o aluno selecionado pelo programa Jovem Senador 2023 no Pará — Foto: Agência Pará

O estudante Ariel Barbosa Corrêa, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém, oeste do Pará, foi o aluno selecionado pelo programa Jovem Senador 2023 no Pará, realizado pelo Senado Federal. O resultado foi anunciado no último sábado (24), quando a coordenação nacional do programa enviou o nome do estudante vencedor, que foi divulgado durante a festa junina da unidade escolar.

''Recebi o resultado com bastante surpresa. Eu realmente não esperava que minha redação fosse escolhida, mas, apesar disso, me empenhei bastante no tema. Estou muito feliz, mas parece que a ficha está caindo somente agora. Esse é o resultado também das aulas de redação do nosso professor Romy, que é um incentivador e facilitador de temas da redação. Ele incentivou todos os estudantes a participarem do concurso e deu muito certo'', disse Ariel, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio na escola e foi orientado pelo professor de redação Romy Eduardo Ferreira Castro.

O estudante participará da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, de 21 a 25 de agosto, como Jovem Senador representante do Pará.

''Quero aprender bastante sobre política, quero ler mais sobre o assunto, estou um pouco ansioso, mas, no momento, estou voltado para os preparativos do Enem, onde pretendo concorrer a uma vaga na engenharia civil'', disse ele, que está entusiasmado pela experiência na capital federal.

O Jovem Senador é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a política brasileira e se engajar em questões de interesse público. Além disso, o programa também é uma forma de incentivar a cidadania ativa e o protagonismo juvenil.

''A escolha da redação de um aluno da Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, como a melhor dentre todas as escolas paraenses, é motivo de honra e muito orgulho, pois expressa o reconhecimento da dedicação do corpo diretivo, da equipe pedagógica, do corpo docente e colaboradores em zelar e estimular pelo crescimento acadêmico e pessoal dos discentes dessa instituição de ensino, que há mais de 60 anos contribui com a formação de cidadãos e cidadãs. Que essa conquista possa inspirar e potencializar outros Jovens Senadores para representar nossa região e nosso Estado'', disse a educadora Fátima Miranda, diretora da escola.

Jovem Senador

O programa seleciona 27 estudantes - um de cada Estado - para passar uma semana na capital federal, Brasília, conhecendo e vivenciando, no Senado Federal, o trabalho dos parlamentares. No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Médio (Coem), realiza todos os anos um trabalho para incentivar estudantes da rede pública a se inscreverem no programa.

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação e a prova é aplicada em sala de aula, com material oferecido pelo programa. O tema de 2023 foi “Saúde mental nas escolas públicas”. Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a Secretaria de Educação do Estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada Estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu Estado ou o Distrito Federal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.