A Alcoa, em colaboração com o Grupo +Unidos, está lançando o projeto Rede Amazônia + Conectada, com o objetivo de proporcionar acesso à internet para 750 residências em áreas remotas do município de Juruti, interior do Pará. O investimento de R$10 milhões possibilitará o acesso à conexão digital para aproximadamente 3.000 pessoas.
O projeto, que teve seu lançamento oficial em um evento realizado em São Paulo, na última terça-feira (13), conta também com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Segundo a Alcoa, a instituição desempenhará um papel fundamental como articuladora local, utilizando seu modelo de mineração de bauxita de baixo impacto, que é a matéria-prima para a produção de alumínio.
Parcerias estratégicas e duração de dois anos garantem acesso à internet e oportunidades.
Ao lado de parceiros, como Microsoft, Qualcomm e Instituto Juruti Sustentável (IJUS), o projeto terá duração de dois anos e buscará fornecer infraestrutura para a instalação de uma rede de fibra óptica, garantindo uma conexão estável e de alta velocidade para a comunidade. Além do acesso à internet, os participantes selecionados também receberão treinamentos e capacitação para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho, com foco em educação e empregabilidade.
"Este projeto está alinhado com nossa visão de transformar o potencial em progresso tangível, trazendo desenvolvimento econômico e emancipação social para mais de 3.000 pessoas. A Alcoa está comprometida em agregar valor a longo prazo, assim como já fazemos em outras regiões do Brasil e até mesmo em países como a Austrália", destacou Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil.
Distribuição de 750 computadores
A seleção dos beneficiários que receberão os 750 computadores conectados será feita pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), que faz parte do conjunto de iniciativas de desenvolvimento sustentável criado em 2007, durante a fase de planejamento das operações da Alcoa no município. O IJUS será responsável por selecionar os participantes com base em critérios de inclusão social e geração de renda.
Sobre a Alcoa Juruti
Fundada em 2009 na região oeste do Pará, a Alcoa Juruti visa utilizar sua reserva potencial de 700 milhões de toneladas métricas de bauxita de alta qualidade para promover não apenas a mineração sustentável, mas também o desenvolvimento das comunidades locais. Com uma capacidade operacional atual de 7,5 milhões de toneladas por ano, a unidade de beneficiamento da Alcoa em Juruti é composta por instalações modernas de britagem e lavagem, além de áreas de estocagem de minério.
Além disso, a empresa tem investido ativamente em ações sociais para fortalecer a infraestrutura, a mão de obra e os negócios locais, totalizando cerca de R$74 milhões em iniciativas relacionadas à saúde, educação, segurança pública e assistência social. Com mais de uma década de presença no Brasil, a Alcoa também possui unidades produtivas em Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), além de escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA), e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.
Mín. 25° Máx. 42°