Durante uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (7) na Cavalaria da Polícia Militar em Santarém, foi discutida a expansão da Equoterapia para atender à crescente demanda e reduzir o tempo de espera das crianças que necessitam desse tratamento terapêutico. Atualmente, o projeto realizado pela PM beneficia 12 crianças, enquanto mais de 200 aguardam na lista por atendimento.
Participaram da reunião, pais de praticantes, representantes da PM, profissionais que atuam na equoterapia e o Capitão Yuri Teiichi da Silva Kobayashi, líder do projeto, além do deputado estadual Ângelo Ferrari (MDB). Na ocasião, foi divulgada uma parceria entre a PM e o parlamentar para destinar uma emenda que possibilitará a construção de uma cobertura para o local.
"Com a construção do nosso telhado no picadeiro, poderemos aumentar o número de atendimentos para pelo menos 24 ou 30. A sociedade é a principal beneficiada, afinal, o serviço é aberto ao público e com essa expansão, mais famílias serão ajudadas", destacou o Capitão Yuri.
O deputado Ângelo Ferrari, responsável pela proposta da emenda parlamentar, ressaltou a importância do projeto para a saúde e bem-estar das crianças. "A Equoterapia é uma terapia comprovadamente eficaz e de grande impacto na vida dos pequenos. Com essa emenda, que é um projeto meu em parceria com a Casa Civil, Governo do Estado, Polícia Militar e o deputado Júnior Ferrari, a população da região oeste do Pará tem muito a ganhar", pontuou o deputado.
Chiquinho da Umes, ex-vereador, também esteve presente na reunião e falou sobre como surgiu a proposta da emenda. "A ideia de destinar uma emenda para o projeto surgiu após uma reunião com o coronel Tarcísio do Comando Regional de Polícia Militar (CPR-1), que nos apresentou a demanda enquanto discutíamos ações que pudessem contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade. As crianças precisam desse atendimento e agora poderemos oferecer um serviço mais humanizado", ressaltou Chiquinho.
Foto: Ândria Almeida
O deputado Ângelo Ferrari mostrou otimismo em relação ao prazo da obra, afirmando que acredita ser possível iniciar a construção dentro de três meses.
Ana Quemel, fisioterapeuta do projeto, destacou os benefícios da Equoterapia no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. "A Equoterapia é uma forma de tratamento terapêutico que utiliza o cavalo como um instrumento para estimular diversos aspectos das crianças, como o equilíbrio, a coordenação motora e a autoconfiança. É uma abordagem eficaz e que traz resultados significativos", relatou Ana.
Cada praticante tem direito a um ciclo de 30 sessões, que geralmente se estende por um período de um ano e meio a dois anos. Ao término desse ciclo, a criança dá espaço para outra ser atendida, garantindo a rotatividade e possibilitando que mais crianças se beneficiem do tratamento.
Mín. 23° Máx. 39°