Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Polícia Invetigação

PF investiga fraudes na prefeitura de Altamira que podem chegar a R$ 5 milhões

Cofres públicos foram afetados diretamente por conta dos desvios.

23/05/2023 às 17h17
Por: Da redação Fonte: Portal RB1
Compartilhe:
PF durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. — Foto: Ascom PF-PA
PF durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. — Foto: Ascom PF-PA

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (23/05) quatro mandados de busca e apreensão como parte da Operação Optimus, com o objetivo de avançar nas investigações sobre fraudes em licitações na Prefeitura de Altamira. O esquema envolvia a aquisição de peças e contratação de serviços para a manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos das secretarias municipais.

Durante o período investigado, compreendido entre 2021 e 2022, estima-se que o prejuízo ao erário público possa ter chegado a até R$ 5 milhões. Para combater essa prática criminosa, vinte e oito policiais federais foram mobilizados para realizar as buscas em quatro locais distintos da zona urbana de Altamira.

Os agentes da Polícia Federal apreenderam diversos aparelhos eletrônicos e documentos durante as buscas, os quais serão de fundamental importância para auxiliar no esclarecimento dos fatos e na identificação dos envolvidos no esquema fraudulento.

Oito indivíduos estão sob investigação e foram intimados a prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Altamira ainda hoje. Até o momento, não houve prisões relacionadas ao caso, mas os suspeitos poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, corrupção ativa e passiva, que acarretam penas superiores a 20 anos de reclusão.

Chama atenção o nome escolhido para a operação, "Optimus", em referência ao personagem Optimus Prime, da famosa franquia de filmes Transformers. A escolha do nome se deu pelo fato de que o valor destinado ao pagamento das peças na licitação era desviado para finalidades ilegais, assim como a transformação do personagem, que vai de veículo a robô humanoide. Essa associação simbólica ilustra a forma como o esquema fraudulento ocorria, desviando recursos que deveriam ser destinados ao benefício da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.