O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (22) as inscrições para edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão realizadas em 27 de agosto.
Realizado desde 2002, o Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada. A certificação é equivalente, a depender da prova realizada, ao diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio.
O exame é voluntário e gratuito. Para obter a certificação do ensino fundamental, os estudantes devem ter mais de 15 anos. Já para o ensino médio, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos completos na data da realização da prova.
As inscrições vão até o dia 2 de junho e podem ser feitas no site do Encceja. Os candidatos precisam ter cadastro na plataforma gov.br., o portal de serviços do governo federal, para consultar o local de prova e outras informações do cartão de inscrição.
Na hora da inscrição, o participante deverá indicar o Estado e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para qual deseja a certificação e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.
A participação é gratuita exceto para pessoas que se inscreveram no Encceja de 2022 e não justificaram ausência ou tiveram a solicitação de justificativa rejeitada. Nestes casos, o candidato precisará pagar uma taxa de R$ 40 para realizar as provas da edição de 2023.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha. Além disso, há uma prova de redação, que segue o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mín. 25° Máx. 42°