Sexta, 21 de Junho de 2024
24°

Tempo nublado

Itaituba, PA

Política Mais comodidade

Santarém amplia locais de emissão da carteira de identificação para autistas

A emissão iniciou nesta quarta-feira (17). O documento tem validade de cinco anos, a partir da data de emissão.

18/05/2023 às 15h43
Por: Da redação Fonte: Portal RB1
Compartilhe:
Carteira garante direitos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Carteira garante direitos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A Prefeitura de Santarém está facilitando o acesso à carteira de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir desta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) ampliou os locais de emissão, disponibilizando novos pontos de atendimento.

Além do Centro de Apoio à Criança Especial (CAS/CAEC), a carteira do autista agora também pode ser emitida no:

  • Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aldeia, das 13h às 17h,

  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho, situado nos altos do Mercadão 2000, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) tem validade de cinco anos, a partir da data de emissão, e é válida apenas no município de Santarém.

"Ampliamos a emissão para que as famílias possam ter acesso. Essa identificação é importante para que eles tenham esse atendimento prioritário, aonde quer que eles sejam levados, como em instituições bancárias ou em hospitais”, informou Celsa Brito, titular da Semtras. 

Para solicitar a emissão da carteira, é necessário preencher um formulário e apresentar laudo médico emitido por um especialista em Neurologia ou Psiquiatria, além dos documentos originais do requerente (RG e CPF) e do responsável (RG e CPF), comprovante de residência e duas fotos 3x4. Não é preciso agendar um horário prévio para obter a documentação.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ou acessar o site da prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.