A Prefeitura de Santarém está facilitando o acesso à carteira de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir desta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) ampliou os locais de emissão, disponibilizando novos pontos de atendimento.
Além do Centro de Apoio à Criança Especial (CAS/CAEC), a carteira do autista agora também pode ser emitida no:
Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aldeia, das 13h às 17h,
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho, situado nos altos do Mercadão 2000, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) tem validade de cinco anos, a partir da data de emissão, e é válida apenas no município de Santarém.
"Ampliamos a emissão para que as famílias possam ter acesso. Essa identificação é importante para que eles tenham esse atendimento prioritário, aonde quer que eles sejam levados, como em instituições bancárias ou em hospitais”, informou Celsa Brito, titular da Semtras.
Para solicitar a emissão da carteira, é necessário preencher um formulário e apresentar laudo médico emitido por um especialista em Neurologia ou Psiquiatria, além dos documentos originais do requerente (RG e CPF) e do responsável (RG e CPF), comprovante de residência e duas fotos 3x4. Não é preciso agendar um horário prévio para obter a documentação.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ou acessar o site da prefeitura.
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