A estudante Edinayana Sarmento, que cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Presidente Fernando Henrique, localizada em Monte Alegre, no oeste paraense, venceu a etapa nacional do 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) em parceria com os Correios. Com sua vitória, ela representará o Pará na fase internacional, que acontecerá na Suíça.
A estudante abordou a temática "Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão", e desenvolveu sua ideia com base nos problemas de segurança enfrentados pelas crianças nas diversas vias do estado. Em sua localidade, as crianças utilizam principalmente os rios para locomoção e enfrentam dificuldades com a fiscalização.
“Enfatizei não somente as rodovias terrestres, que apresentam diversos entraves, mas também na minha região, no quesito transporte fluvial, que é o meio em que muitas crianças se locomovem, inclusive para ir à escola. Esse transporte que enfrenta mais dificuldade no que diz respeito à fiscalização. Eu quis chamar atenção da população e também do poder público, para dar mais atenção a essa grande dificuldade”, disse a estudante.
Além de ganhar um certificado, Edinayana recebeu troféu e uma viagem para participar da cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede dos Correios, em Brasília, no segundo semestre deste ano. A escola em que estuda, juntamente com a estudante, receberão premiações no valor de R$ 10 mil e R$ 10.500,00, respectivamente.
A diretora da escola de Edinayana, Joycilene Bessa, afirmou que o trabalho pedagógico foi fundamental para o resultado e que a escola desenvolve o Projeto Leitores em Evidência, que estimula a leitura, escrita e interpretação de diferentes gêneros textuais, e sempre procura participar de concursos pedagógicos para demonstrar o protagonismo e potencial dos alunos.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é a maior apoiadora do concurso no estado e é essencial para potencializar o alcance do concurso e fomentar a participação de mais estudantes da rede pública estadual. O secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, destacou a conquista excepcional de Edinayana e a inspiração que ela traz para os estudantes do Pará.
O objetivo do concurso é incentivar alunos a expressarem a criatividade e aprimorarem o conhecimento linguístico, além de reconhecer talentos nacionais. Participaram estudantes com idade até 15 anos, previamente selecionados nas etapas nacionais. A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada representará o Brasil na fase internacional.
Mín. 22° Máx. 32°