Segunda, 22 de Julho de 2024
36°

Parcialmente nublado

Itaituba, PA

Saúde Saúde

Após quase três meses internado, adolescente picado por cobra recebe alta e ganha festa de aniversário no HRT

Lucas foi picado na perna esquerda por uma cobra jararaca. O incidente ocorreu na comunidade Filadélfia, na zona rural de Itaituba, no dia 4 de janeiro.

28/03/2023 às 12h05 Atualizada em 29/03/2023 às 00h11
Por: RB1Notícias Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Após quase três meses internado, adolescente picado por cobra recebe alta e ganha festa de aniversário no HRT

Foram quase três meses de muita garra e superação até que o menino Lucas Silva de Oliveira realizasse um sonho antigo: ter uma festa de aniversário. O garoto ganhou a tão sonhada comemoração, marcando seus 13 anos, ao receber alta médica, na manhã desta segunda-feira (27), do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste paraense. O paciente teve de ficar internado por 80 dias, após ter sido picado por uma cobra. 

A festa foi intimista, mas cercada de amor e criatividade. Teve bolo, suco, certificado de coragem, tudo com o tema de seu personagem favorito: o Homem-Aranha. Emocionada, a dona de casa Dalzilene Costa, mãe de Lucas, falou sobre a surpresa: "Quero agradecer de coração a toda equipe do hospital que cuidou do meu filho. Foram dias difíceis, mas, com o cuidado e a dedicação de todos, ele conseguiu se recuperar. Sou muito grata e feliz por ter encontrado profissionais tão humanos e atenciosos, que tratam cada paciente com tanto amor e respeito".

Tratamento

Lucas foi picado na perna esquerda por uma cobra jararaca. O incidente ocorreu na comunidade Filadélfia, na zona rural de Itaituba, no dia 4 de janeiro. Ele deu entrada no HRT no mesmo dia e precisou ser intubado após uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu horas depois do ataque. 

O menino passou por um procedimento cirúrgico e ficou 23 dias internado na UTI Pediátrica, onde conseguiu se recuperar. O tratamento incluiu ainda integração com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, para onde Lucas foi temporariamente transferido, para um procedimento de enxerto na perna. 

Iniciativa

A ação foi organizada por meio do projeto ‘Alta Humanizada’, desenvolvido pelo HRT com o objetivo de recuperar a autoestima dos seus usuários hospitalizados.

“O Lucas foi um paciente que nos marcou pela sua história e força de viver. Tivemos todo o cuidado e zelo para que ele tivesse toda a assistência necessária. Foi transferido, inclusive, para o HRBA para procedimento de cirurgia plástica e depois foi repatriado para o HRT, onde hoje comemoramos a sua tão esperada alta hospitalar. Histórias como a do Lucas nos ressignificam, dão combustível para ir além”, detalha Matheus Coutinho, diretor-geral do HRT.

A analista de Humanização da Unidade, Ithayana Delina, destaca a importância do projeto e do cuidado da equipe médica e assistencial para a recuperação de Lucas. "Nós trabalhamos para que os pacientes se sintam acolhidos e cuidados durante todo o período de internação. Quando chega o momento da alta, queremos celebrar junto com eles".

Serviço: O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende a casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.