Segunda, 16 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Geral Em investigação

MP investiga prática de racismo e injúria de alunas contra professora de faculdade em Itaituba

O alvo do MP são alunas do 9º semestre do curso de fisioterapia da instituição. A vítima é a professora Isabelle Costa.

12/05/2022 às 14h19
Por: Inácio dos Santos Fonte: DOL e Oestadonet
Compartilhe:
(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou Procedimento Investigatório Criminal para apurar prática de racismo e injúria qualificada feita uma rede social contra uma professora da Faculdade de Itaituba (FAI), no sudoeste do Pará.

O alvo do MP são alunas do 9º semestre do curso de fisioterapia da instituição. A vítima é a professora Isabelle Costa. A instauração do procedimento foi informada pelo MP nesta quarta-feira (11), por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

À frente do procedimento investigatório criminal está o promotor de Justiça, Ítalo Costa Dias, que vai investigar as condutas delituosas tipificadas como injúria racial e racismo institucional, praticadas pelas acadêmicas da FAI. Este fato ocorreu no mês de abril deste ano e teve ampla repercussão no município.

A professora Isabelle Costa, após os ataques nas redes sociais, pediu desligamento da faculdade. O diretor da instituição, no dia 18 de abril, Abel Huyapuan de Sá Almeida, divulgou uma nota informando que a FAI criou uma comissão de processo administrativo disciplinar para também apurar ‘a falta disciplinar por suposta prática de injúria racial, garantindo a ampla defesa e contraditório aos envolvidos’. 

Mensagens com teor racistas foram vazadas de conversas em grupo de Whatsapp da turma direcionadas à professora Isabelle Costa. "(...) nossa querida fuá", "safada". "Ela não lava os cabelos". Essas foram algumas das mensagens compartilhadas em grupos de redes sociais. 

O caso está sendo investigado pela 1ª Promotoria de Justiça de Itaituba. 

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o crime de injúria racial está previsto no parágrafo 3º do artigo 140, do Código Penal. Trata-se de uma forma de injúria qualificada, na qual a pena é maior, e não se confunde com o crime de racismo, previsto na Lei 7716/2012.

Para a caracterização da injúria racial é necessário que haja ofensa à dignidade de alguém, com base em elementos referentes à sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência.

A a pena aumenta para 1 a 3 anos de reclusão.

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA
Itaituba - PA
Sobre o município Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA Atualizado às 21h49 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 23°C
Sex 27°C 23°C
Sáb 29°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio