Segunda, 16 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Saúde Doação de sangue

Com 4 meses de implantação, Agência Transfusional do HRT já atendeu 435 pacientes

Serviço começou a funcionar em dezembro de 2021. O objetivo é atender com mais rapidez o paciente que necessita receber sangue.

05/05/2022 às 15h46
Por: Inácio dos Santos Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
(Foto: Divulgação).
(Foto: Divulgação).

A Agência Transfusional do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, já atendeu 435 pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. O serviço começou a funcionar no dia 15 de dezembro de 2021. As informações são do site Agência Pará.

A farmacêutica Lúdya Oliveira, coordenadora da unidade, a firma que o objetivo da Agência Transfusional, com mais rapidez o paciente que necessite de uma bolsa de sangue, contribuindo, assim, com o atendimento de qualidade na área da hemoterapia. “Com a implantação da Agência no hospital acompanhamos o hemocomponente desde a coleta até o ato da transfusão e verificamos posteriormente se houve reação, ou seja, realizamos a rastreabilidade de todo processo transfusional”, explicou.

Ela ressalta que a Agência Transfusional atende os protocolos de saúde do Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Além disso, dentro desse processo, nós temos uma equipe treinada e que faz, praticamente, todos os meses, educação continuada para dar maior e melhor assistência aos pacientes do HRT e agilidade na hemotransfusão. Além disso, os profissionais responsáveis pelos setores que recebem a bolsa de sangue, também são treinados para melhor processo na assistência”, enfatizou.

Abastecida pelo Hemocentro Regional de Santarém, a Agência Transfusional do HRT tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos, pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões no hospital. Os pacientes que necessitam do procedimento são avaliados pelos médicos, através de exames laboratoriais e avaliação clínica.

Hemorrede estadual

O Governo do Pará, por meio da Fundação Hemopa, vem ampliando a cobertura transfusional com o projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. De 2019 até o momento foram entregues sete Agências Transfusionais: no Hospital Municipal de Uruará, no Hospital Municipal em Jacareacanga, Hospital Municipal em Santarém, no Hospital Materno Infantil em Marabá, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Belém; no Hospital Regional em Itaituba e no Hospital Geral de Altamira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA
Itaituba - PA
Sobre o município Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA Atualizado às 20h48 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 23°C
Sex 27°C 23°C
Sáb 29°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio