A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Itaituba, no sudoeste do Pará, emitiu, na noite desta quarta-feira (04), uma nota após suspeita de meningite bacteriana. O paciente é um menino de 08 anos que mora no distrito de Moraes Almeida. O órgão afirma que o caso é controlável e pede tranquilidade aos moradores.
Conforme a secretaria, o menor apresentou os sintomas no dia 30 de abril, quando foi encaminhado ao Hospital Municipal de Novo Progresso (HMNP) apresentando vômitos, febre há 06 dias e cefaleia. Diante dos sintomas, o paciente foi notificado para meningite e começou o tratamento para tal doença, mesmo sem confirmação.
Posteriormente, a direção hospitalar transferiu-o para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), onde segue internado. A partir da confirmação laboratorial do caso, a SEMSA vem acompanhando diariamente os boletins do paciente e tomando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Ver essa foto no Instagram
O Secretário de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, informa que o órgão está à disposição para esclarecimentos. Além disso, pede tranquilidade aos moradores, haja vista que o caso é controlável, e, sobretudo, o paciente reage bem ao tratamento.
Sobre a meningite bacteriana
Como o próprio nome sugere, a meningite bacteriana é causada por bactérias. Ela atinge as meninges, membrana que recobrem o cérebro.
Sintomas, tratamento e prevenção
Os principais sintomas da meningite bacteriana são:
- febre;
- rigidez na nuca;
- dor de cabeça;
- mal-estar;
- náusea e vômito;
- confusão mental;
- sensibilidade à luz.
O tratamento da doença é feito com uso de antibiótico. A principal forma de preveni-la é por meio de vacinação. Quanto a isso, a SEMSA informa que o imunizante é amplamente distribuído pela unidade.
Incubação
O período de incubação é de 02 a 10 dias.
Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.
Mín. 24° Máx. 30°