Segunda, 16 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Saúde Em investigação

Itaituba investiga caso suspeito de meningite bacteriana em criança de 08 anos

Paciente é do distrito de Moraes Almeida. SEMSA informa que o caso é controlável e pede tranquilidade aos moradores.

05/05/2022 às 13h08 Atualizada em 07/05/2022 às 11h29
Por: Inácio dos Santos Fonte: Da Redação/RB1
Compartilhe:
Ilustração. (Foto: Reprodução/Freepik).
Ilustração. (Foto: Reprodução/Freepik).

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Itaituba, no sudoeste do Pará, emitiu, na noite desta quarta-feira (04), uma nota após suspeita de meningite bacteriana. O paciente é um menino de 08 anos que mora no distrito de Moraes Almeida. O órgão afirma que o caso é controlável e pede tranquilidade aos moradores.

Conforme a secretaria, o menor apresentou os sintomas no dia 30 de abril, quando foi encaminhado ao Hospital Municipal de Novo Progresso (HMNP) apresentando vômitos, febre há 06 dias e cefaleia. Diante dos sintomas, o paciente foi notificado para meningite e começou o tratamento para tal doença, mesmo sem confirmação.

Posteriormente, a direção hospitalar transferiu-o para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), onde segue internado. A partir da confirmação laboratorial do caso, a SEMSA vem acompanhando diariamente os boletins do paciente e tomando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Secretaria Municipal de Saúde (@semsaitaituba)

O Secretário de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, informa que o órgão está à disposição para esclarecimentos. Além disso, pede tranquilidade aos moradores, haja vista que o caso é controlável, e, sobretudo, o paciente reage bem ao tratamento.

Sobre a meningite bacteriana

Como o próprio nome sugere, a meningite bacteriana é causada por bactérias. Ela atinge as meninges, membrana que recobrem o cérebro.

Sintomas, tratamento e prevenção

Os principais sintomas da meningite bacteriana são:

- febre;

- rigidez na nuca;

- dor de cabeça;

- mal-estar;

- náusea e vômito;

- confusão mental;

- sensibilidade à luz.

O tratamento da doença é feito com uso de antibiótico. A principal forma de preveni-la é por meio de vacinação. Quanto a isso, a SEMSA informa que o imunizante é amplamente distribuído pela unidade.

Incubação

O período de incubação é de 02 a 10 dias.

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA
Itaituba - PA
Sobre o município Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA Atualizado às 20h48 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 23°C
Sex 27°C 23°C
Sáb 29°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio