Usuários e colaboradores do Hospital Regional do Tapajós (HRT) estão participando da 1ª Semana da Segurança do Paciente. A atividade, que teve início na última segunda-feira (18), é liderada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade.
A abertura do evento contou com um café da manhã, cuja temática foi “Trilhas do Cuidado Seguro”. Na ocasião, as enfermeiras do NQSP, Marcela Cristina e Gabrielle Silva, apresentaram e reforçaram a importância das diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instaurado no Brasil em 2013. Composto por seis protocolos básicos, o projeto garante a qualidade do serviço, evitando e diminuindo a ocorrência de eventos adversos dentro da instituição.
Profissionais e usuários participando. (Foto: Moisés Sodré).
É importante destacar que o evento ocorre no mesmo mês em que é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente e conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A programação se estende até o dia 26 de abril e trará atividades práticas e teóricas referentes às seis metas, sendo elas a identificação segura, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, sendo essas últimas interligadas.
Segundo o NQSP, a unidade tem dado seguimento ao processo de implantação dos protocolos de Identificação Segura do Paciente, Cirurgia Segura, Higienização das Mãos e Prevenção de Lesão por Pressão, através do desenvolvimento de atividades em alusão à segurança do paciente, enfatizando de forma educativa e dinâmica a importância dos profissionais e usuários adotarem as práticas de segurança implantadas na instituição, visando a redução de riscos e danos evitáveis que refletem na prestação de uma assistência segura e de qualidade.
(Foto: Moisés Sodré).
De acordo com a enfermeira Gabrielle, o objetivo geral da programação é efetuar a qualificação dos cuidados prestados pelos profissionais do HRT conscientizando-os a contribuir com a adesão dos protocolos de segurança, envolvendo também os usuários no processo de conhecimento e disseminação de informações que promovam a cultura de segurança.
Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.
*Com informações Agência Pará.
Mín. 23° Máx. 31°