Sábado, 25 de Junho de 2022
28°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Anúncio
Polícia Vandalismo

Crânio usado em ritual é identificado e devolvido à sepultura, em Novo Progresso

Caso aconteceu na quinta-feira (14). Ato parecido também ocorreu na sexta (15), em uma sepultura da ala COVID-19.

18/04/2022 às 16h06
Por: Inácio dos Santos Fonte: Folha do Progresso
Compartilhe:
Sepultura da ala COVID-19 também foi violada. (Foto: Reprodução/Folha do Progresso).
Sepultura da ala COVID-19 também foi violada. (Foto: Reprodução/Folha do Progresso).

O crânio humano, encontrado na última quinta-feira (14), foi identificado como sendo da sepultura de Luiz Brandão, o qual, em vida, era conhecido pelo apelido de “Luizão”, que morreu vítima de acidente com moto na vicinal marajoara, em junho de 2019.

A caixa óssea foi avistada por populares, às margens de uma rua, próximo da Avenida Brasil, no Bairro Industrial. O material estava envolto por um pano preto, apresentava marcas de velas derretidas e partes dos dentes frontais superiores arrancados.

Outro caso

Na sexta-feira (15), uma das sepulturas, localizada na ala de Covid-19, foi alvo de vandalismo. A sepultura foi arrombada. Contudo, nota-se que os vândalos observaram o isolamento de plástico no caixão e não retiraram pertences, mas deixaram uma garrafa de cerveja sobre o tumulo e acenderam uma vela vermelha no local. 

Um popular avisou a polícia e divulgou nas redes sociais. “Acabei de vir do cemitério, encontrei mais um túmulo aberto”. Já avisei a polícia, mas nada fez. Teria que achar a família para avisar. Não dá para identificar quem é. Tem somente o sobrenome Barbosa".

"Luizão" residia no Bairro Industrial. (Foto: Reprodução/Redes sociais/Folha do Progresso).

Descaso com o cemitério

De acordo com moradores que usaram das redes sociais para reclamaram do descaso com o cemitério, quem visita o local se depara com a sujeira e abandono. Túmulos quebrados, sujeira e falta de manutenção das vias. O pior, segundo um funcionário da prefeitura, é que roubam restos mortais para rituais de magia negra, “não tem como controlar”.  Pessoas já foram flagradas dormindo em cima de sepulturas.

Ainda de acordo com informações, o cemitério é aberto (sem muro) e não é vigiado durante o dia, e à noite não há segurança. Do local, segundo populares, já foi levado placas de bronze e outras sepulturas foram arrombadas para o furto de objetos.

Moradores estão indignados com tamanho vandalismo e cobram das autoridades uma solução para dar mais segurança ao cemitério. Além disso, aguardam uma resposta da polícia, que ainda não descobriu os responsáveis pelo ritual.

Quanto a isso, o Capitão Alves, Comandante da Polícia Militar de Novo Progresso, divulgou áudio em rede social, na noite desta sexta-feira (15), argumentando que o serviço de inteligência da PM está apurando o caso. Ele acredita que, em poucos dias, dará uma resposta à sociedade, prendendo os meliantes que fizeram este vandalismo.  “Quem for cometer este tipo de delito vai responder pelo crime de violação de sepultura e dano ao patrimônio público”.

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Novo Progresso - PA
Sobre o município Notícias de Novo Progresso - PA
Santarém - PA Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio