A Psicóloga Nayra Calíope, em entrevista ao Trapiche Podcast, afirmou que “lidar com o luto é a gente aprender como perder”, e que tal sentimento de tristeza traz a lição de valorização. A profissional participou do 2º episódio do programa, que foi ao ar no último dia 24.
“Lidar com o luto é a gente aprender como perder. Olha que estranho! Eu tenho que aprender como perder. Eu posso falar do luto, inclusive, como pessoa”, disse Nayra.
De acordo com Nayra, o ‘lidar com o luto’ surge a partir do momento em que se tem a necessidade de aprender a se perdoar. “Quando a gente entende que a gente é limitada, que não é bom em tudo e não tem obrigação de ser, a vida passa a ser até mais leve”, afirmou.
Assista ao trecho da entrevista:
Além disso, a psicóloga destaca que o luto traz a lição de valorização do momento, da situação e de todas as coisas que prendem a alma nesse plano. “Uma das coisas que mais nos dói é a sensação da “conta em aberto”; ou seja, deixei de falar ou fazer algo [...]”.
Por esta razão, ela reforça a importância de fazer ou dizer algo enquanto a pessoa querida ainda está em vida. “O luto vai ser intensificado por isso. Isso gera culpa. Quando eu sinto que tenho dívidas, não falei o que precisava ser dito, a gente gera uma culpa muito grande”, finalizou.
O Trapiche Podcast é exibido todas as segundas e quintas, a partir das 18h30, no Youtube e nas principais plataformas de áudio digitais. Links abaixo:
Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.
Mín. 23° Máx. 31°