Sábado, 25 de Junho de 2022
29°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Anúncio
Economia Benefício

"Água Pará" e "Vale Gás" beneficiam famílias paraenses em situação de vulnerabilidade

O "Água Pará", da Cosanpa, já garantiu que mais de 700 mil pessoas fossem beneficiadas. Saiba se você tem direito e como receber os benefícios.

05/04/2022 às 17h31
Por: Inácio dos Santos Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
(Foto: Reprodução/Marcelo Seabra/Ag. Pará).
(Foto: Reprodução/Marcelo Seabra/Ag. Pará).

O "Água Pará", da Cosanpa, já garantiu que mais de 700 mil pessoas fossem beneficiadas. Saiba se você tem direito e como receber os benefícios.

“O valor que eu iria pagar a conta da água, já deu pra economizar e comprar uma parte do material escolar dos meus filhos. Esse programa é uma benção na minha vida, estou muito agradecida e feliz por receber esse benefício” comemora a dona de casa Elizabeth dos Anjos, que mora em Santarém com os seus três filhos, e é uma das beneficiárias do programa "Água Pará", da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que já cadastrou mais de 150 mil famílias, o que representa mais de 700 mil pessoas beneficiadas e um investimento de 46 milhões do Governo do Estado.

É a primeira vez que um programa social como esse, que prevê o custeio do consumo de água de famílias paraenses pelo Governo do Pará, durante o período de dois anos, é desenvolvido no estado, de acordo com a diretora de Pessoas e Logística da Cosanpa, Fernanda Paes.

“O 'Água Pará' possibilita a transferência direta de renda, que visa garantir o pagamento de custos de obtenção de água potável para famílias de baixa renda, com o objetivo de contribuir para a erradicação da pobreza e melhoria das condições de saúde da população em situação de vulnerabilidade”, diz. A expectativa do programa é contemplar cerca de 235 mil famílias.

O cadastramento pode ser realizado a qualquer momento, em todas as unidades da Companhia dentro do estado, nos 52 municípios atendidos. O beneficiário deve estar inscrito no programa, possuir inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF, além de registrar um consumo mensal de até 20 m³ (metros cúbicos), apurado de acordo com medição constante da fatura. O consumo mensal excedente discriminado na fatura deverá ser pago pelo beneficiário. 

 Os documentos solicitados são: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou resumo do CadÚnico. Em setembro de 2021, foram entregues as primeiras contas pagas para os clientes da Cosanpa beneficiados pelo programa.

Vale Gás

Assim como o "Água Pará", o programa "Vale Gás", lançado no dia 23 de setembro de 2021, pelo Governo do Estado, busca minimizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 entre a parcela da população mais vulnerável econômica e socialmente. Com a primeira etapa realizada no mês de outubro do ano passado, o programa teve continuidade, após aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com os pagamentos distribuídos da mesma forma que na primeira etapa: duas parcelas de R$ 100,00.

“Em meio à alta no valor do gás de cozinha e dos insumos alimentares, o 'Vale Gás' surge como um benefício importante para a garantia da alimentação. Em meio a um contexto difícil, o que fez com que famílias em situação de vulnerabilidade tivessem dificuldades em manter a compra de seus botijões, o governo garantiu apoio à população. Somado a outros benefícios, o programa fez com que o Pará fosse reconhecido como segundo estado do país que mais investiu em distribuição de recursos para a população durante a pandemia. Um feito histórico”, ressalta Inocêncio Gasparim, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA Atualizado às 10h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio