O Uber Eats anunciou que vai encerrar sua divisão de entregas de restaurantes no Brasil em 8 de março. Em um comunicado enviado à imprensa, a companhia disse que vai focar no delivery de compras de supermercados e lojas especializadas, como pet shops e comércios de bebidas, por exemplo.
De acordo com a companhia, o segmento de entregas ainda existirá em outros países, mas será desativado no Brasil. O motivo para a empresa desistir do delivery de comida por aqui seria a competição com o iFood, que domina o mercado nacional.
Segundo fontes ouvidas pelo Brazil Journal, alguns dos responsáveis pelo Uber Eats no país consideram o comportamento do iFood "monopolista". O aplicativo brasileiro teria "criado barreiras" para dificultar a competição no segmento, como solicitar exclusividade para restaurantes em sua plataforma.
Apesar de ter desistido dos restaurantes, o Uber Eats promete fortalecer a sua presença no Brasil no segmento de entregas de itens para supermercados e outras lojas. No ano passado, a empresa adquiriu a startup de delivery de compras Cornershop, o que já indicava o investimento nesse setor.
Comunicado da Uber sobre o encerramento do serviço de delivery para restaurantes.
"Nosso principal objetivo daqui para a frente será oferecer acesso à maior e melhor seleção de supermercados, lojas de bebidas e outros artigos no aplicativo Uber Eats", segundo o comunicado da empresa. Além do setor de compras, a companhia seguirá atuando no país com as entregas de pacotes Uber Flash e o Uber Direct, voltado para o setor corporativo.
A mudança no Uber Eats também não tem alterações ao serviço de corridas compartilhadas da empresa, que sofre com problemas no país atualmente por causa dos preços de combustível.
A saída do Uber Eats do mercado de restaurantes no Brasil mostra a força do iFood, que também tem inimizade com outras empresas desse setor.
Em 2020, a companhia também foi processada pela Rappi por práticas que impedem a competição no setor. A ação apresentada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ganhou apoio do Uber e também da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Atualmente, o iFood conta com uma parcela de aproximadamente 80% do mercado de entregas para restaurantes no Brasil. O Uber Eats era considerado o segundo maior serviço no segmento, com cerca de 10% de market share.
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