Domingo, 23 de Janeiro de 2022
24°

Trovoada

Santarém - PA

Saúde Aumento de casos

Hospital Regional em Santarém está com 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

Os 20 leitos disponibilizados na unidade hospitalar estão ocupados com pacientes que testaram positivo.

27/12/2021 às 14h42 Atualizada em 27/12/2021 às 14h50
Por: RB1Notícias Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Profissionais de saúde atendem pacientes com coronavírus na unidade de UTI do Hospital Público Regional do Baixo Amazonas em Santarém-PA Tarso Sarraf - 30.jan.2021/AFP
Profissionais de saúde atendem pacientes com coronavírus na unidade de UTI do Hospital Público Regional do Baixo Amazonas em Santarém-PA Tarso Sarraf - 30.jan.2021/AFP

O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) revelou um dado preocupante para as cidades da região oeste do Pará que tem pactuação com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Em atualização do boletim divulgado, no dia 26 de dezembro, a secretaria informou que a Unidade referência para atendimento de alta complexidade da Covid-19 está com a ocupação máxima de internações.

Ao todo, o HRBA disponibiliza 20 leitos exclusivos de UTI adultos, e todos com pessoas internadas com quadro confirmados e graves da doença. De acordo com o boletim, não há pacientes na fila de espera para ocupar um leito de UTI. 

Em nota, a  Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que monitora o cenário da covid-19 na região do Baixo Amazonas e que disponibiliza uma retaguarda de 10 leitos de UTI que estão à disposição no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará. O órgão enfatiza ainda que disponibiliza transporte aéreo aos pacientes.

A Secretaria de Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) informou que ainda não dispõe de casa de apoio no município de Itaituba, mas que fornece aos acompanhantes e pacientes transferidos para o Hospital Regional do Tapajós uma ajuda custo por meio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A Semsa ressalta ainda que está providenciando o transporte dos acompanhantes, bem como o retorno dos pacientes e acompanhantes por meio do processo licitatório.

Com relação aos leitos clínicos no município,  a Semsa informou que existem 52 leitos disponíveis exclusivos para o tratamento da Covid-19. Desse total, 22 estão ocupados (44,23%) com 14 casos positivos e 8 suspeitos.

Ocupação no Centro Especializado de Atendimento da covid-19

Segundo informações da Sespa, o Centro Especializado de Atendimento da covid-19 estaria com 50% dos leitos de estabilização ocupados. Já dos 16 leitos clínicos, a secretaria informou que a ocupação estaria em 37,5%. A Unidade foi inaugurada no dia 3 de novembro deste ano para retaguarda no atendimento de casos da doença.

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA Atualizado às 22h32 - Fonte: ClimaTempo
24°
Trovoada

Mín. 24° Máx. 30°

Seg 29°C 23°C
Ter 29°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 22°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete