Domingo, 23 de Janeiro de 2022
26°

Alguma nebulosidade

Santarém - PA

Saúde Cuidados

Hospitais públicos em Santarém passam a exigir comprovação de vacinação para acompanhantes

Segundo o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual.

06/12/2021 às 22h51
Por: RB1Notícias Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Segundo o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual.
Segundo o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual.

Diante da nova medida Estadual que obriga estabelecimentos a exigirem a comprovação da vacina da covid-19 no estado do Pará, o Hospital Municipal Dr Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Santarém, oeste do Pará, começaram a exigir dos acompanhantes a comprovação da carteira da vacinação com as duas doses do imunizante. A medida passou a valer nesta segunda (06).

De acordo com o Dr. Vinicius Savino, diretor técnico do HMS, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual, mas também devido ao aumento do número de casos no Centro Especializado de Atendimento Covid-19 UPA 24h, onde evidenciou que 53% dos pacientes internados em novembro no CEACovid-19 não tinham tomado nenhuma dose da vacina e 5% só tinham registro da 1ª dose do imunizante.

“Toda pessoa que vier acompanhar os pacientes no HMS e no Pronto Socorro Municipal deverá apresentar a carteira de vacinação física ou a digital, pelo aplicativo ConecteSus, com as doses cumpridas. O nosso principal objetivo é proteger esses acompanhantes e também reforçar medidas de segurança para proteger o doente internado que estão, na maioria das vezes, com mais predisposição a contrair a forma mais grave da doença”, enfatizou.

A medida começou a valer hoje no HMS e UPA com foco nas orientações e amanhã passará a valer oficialmente, ou seja, não entrará nenhum acompanhante sem a comprovação vacinal. Outra medida interna é quanto ao uso do crachá de identificação.

“Estamos fortalecendo a segurança desses Hospitais e ainda a todo o momento movimentando nossa equipe quanto às orientações sanitárias. Faremos um lembrete contínuo da lavagem das mãos, e os pacientes não poderão transitar nos corredores, a não ser que seja de extrema necessidade”, disse o diretor técnico.

Decreto Estadual

O objetivo do Decreto Estadual, segundo o que informou o Governador é para estimular a imunização contra a covid-19 no Pará. Nele consta que todos os estabelecimentos abertos ao público serão obrigados a exigir comprovante de vacinação aos clientes e usuários. A presença de pessoas não vacinadas só será possível se for comprovada, por atestado médico, a impossibilidade de administração de quaisquer das vacinas dispensadas pelo sistema de saúde.

A comprovação da vacinação deve ser feita mediante apresentação do cartão de vacina, por certificado emitido pelo Ministério da Saúde ou pelo aplicativo "Conecte SUS", associado ao documento oficial com foto.

Receba as notícias do RB1 em primeira mão pelo WhatsApp Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Santarém - PA
Sobre o município Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA Atualizado às 20h51 - Fonte: ClimaTempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 30°

Seg 29°C 23°C
Ter 29°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 22°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete