Terça, 07 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Tecnologia Orientação

Profissionais do HMS incentivam a doação de sangue no dia do doador voluntário

Uma Campanha interna está em andamento para motivar os profissionais de sáude a doarem sangue. Um dos objetivos é ajudar a Agência Transfusional do HMS.

25/11/2021 às 20h23
Por: Da redação Fonte: Ascom/ HMS
Compartilhe:
Profissionais do HMS incentivam a doação de sangue no dia do doador voluntário

 

Na manhã de hoje, 25 de novembro, alguns colaboradores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) doaram sangue no Hemopa para ajudar no abastecimento do estoque e ainda com o objetivo de incentivar todos os profissionais da saúde a também terem o mesmo ato.

O setor de comunicação está realizando uma Campanha interna na Unidade, que busca motivar os colaboradores a irem até o hemocentro para doar sangue, com foco no doador voluntário – comemorado hoje em todo o Brasil. A intenção é somar na corrente de doações dentro do Hemopa, pois desta forma poderá ajudar a Agência Transfusional do HMS, que no momento está com baixo estoque.

A enfermeira do trabalho, Marylin Nogueira, que lidera o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmit) do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, foi uma das profissionais que doou sangue hoje. Para ela, este é um ato de demonstração do respeito à vida.

“Eu fiz questão de ir doar porque eu sei que o estoque está baixo e isso pode afetar diretamente na vida ou morte de uma pessoa. Sabemos que uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. Estamos incentivando esse ato de amor dentro do Hospital”, disse.

A doação realizada nesta manhã aderiu ainda o convite da vereadora Alba Leal, que tem realizado várias ações direcionadas para esta causa. O Hemopa fará um plantão extra para as pessoas que quiserem doar neste sábado, 27 de novembro, das 7h30 às 17h.

Agência Transfusional

 

A Agência Transfusional do HMS abastece 153 leitos do HMS, 53 leitos do Pronto Socorro Municipal e 46 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, entre os setores, incluem o centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilização adulto e pediátrico e clínicas.

O HMS, em média, faz 170 transfusões por mês, esse número corresponde ao atendimento de pacientes de Santarém e mais 20 municípios da região oeste do Pará. Em setembro, a Agência realizou 179 transfusões.

Para manter a agência com abastecimento satisfatório é preciso ter pelo menos 20 bolsas do tipo O positivo e 10 do tipo A positivo no estoque. Neste momento, o número de bolsas está com menos 50%.

 

Orientação para doação

O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.

O Hemocentro de Santarém é responsável pelo abastecimento transfusional da rede hospitalar do oeste do Pará. O serviço de coleta de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30, na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.