Segunda, 06 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Saúde COVID-19

Sesma alerta para circulação de subvariante da Delta em Belém

Paciente com a Delta supera 75% dos casos confirmados na capital. Subvariente da doença pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR, diz secretaria.

23/10/2021 às 10h48
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Compartilhe:
Imagens de Internet
Imagens de Internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirmou nesta sexta-feira (22) que uma subvariante da cepa Delta do novo coronavírus está circulando em Belém. Segundo o órgão, o vírus pode não ser detectado por testes rápidos e pelo PCR.

De acordo com a Sesma, a confirmação aconteceu após análises realizadas no mês de setembro. Parte do material colido em pacientes que apresentavam algum tipo de sintoma da doença foi enviado para o sequenciamento no laboratório de Genética Humana e Médica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (Ufpa).

De acordo com os dados, pacientes sintomáticos, com resultado positivo no PCR, 50% foram casos provocados pela variante Delta e 50% dos pacientes haviam sido infectados pela variante Gamma do vírus.

Nos primeiros vinte dias do mês de outubro, amostras genotipadas revelaram uma predominância da variante Delta, responsável por 75% dos casos, enquanto a variante Gamma foi identificada em 25%.

Nessas análises a Sesma detectou uma uma subvariante Delta, a AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR.

Alerta

A Sesma orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com Covid-19 deve ser orientada a manter isolamento social por 14 dias.

Além disso, unidades notificadoras foram orientadas a permanecerem atentas ao atendimento de casos suspeitos de Covid-19, realizando a notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados oriundos de outros países ou estados brasileiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.