Terça, 07 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Educação EDUCAÇÃO ON-LINE

Seduc implanta polo regional do Núcleo de Tecnologia Aplicada no município de Itaituba

Plataformas híbridas vão auxiliar o processo de ensino-aprendizagem também nos municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso e Jacareacanga

21/10/2021 às 07h37
Por: RB1Notícias Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de uma equipe técnica do Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTE), esteve no município de Itaituba, sudoeste do Pará, para implantar o Núcleo de Tecnologia Aplicada voltado às escolas da rede estadual e, também, a todas as escolas sob jurisdição da Unidade Regional de Ensino 12 (URE 12), que inclui os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga e Itaituba.

A necessidade de plataformas híbridas para que alunos e professores desenvolvam atividades pedagógicas e os alunos do 3° ano do ensino médio possam se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma exigência da pandemia de covid-19 e do currículo contínuo. 

Jó Helder Vasconcelos, coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), ressaltou a necessidade de criação do Núcleo de Tecnologia Aplicada em Itaituba, cuja implantação beneficiará outros municípios da região.

“Verificamos que por conta da paralisação das aulas por causa da pandemia, havia a necessidade da criação de meios de ensino para dar suporte aos alunos e professores e, com isso, o NTE interveio para dar suporte por meio do ensino híbrido, através das plataformas onlines”, explicou o coordenador.

Ele disse também que é importante treinar profissionais para orientar o uso da tecnologia nas escolas. "Esse é o papel do NTE,  que vai servir para as escolas de Itaituba e para todas as escolas de outros municípios que fazem parte da URE 12.” 

POSSIBILIDADES

A implantação do NTE em Itaituba beneficiará 9.153 alunos da rede estadual. O gestor da URE 12, Ribamar Almeida, disse que a presença do NTE abrirá novas possibilidades de ensino e aprendizagem. 

“Iremos poder fomentar e trabalhar essas tecnologias com pedagogias diferenciadas, através das plataformas digitais, de modo que irá beneficiar os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga, a partir daqui de Itaituba”, disse Ribamar.

A diretora da Escola Estadual Benedito Corrêa de Souza, em itaituba, Maria de Fátima, considera a implantação desse polo do NTE na escola de grande importância, principalmente durante a pandemia. "Muitas vezes nós não estamos capacitados para trabalhar com as tecnologias e eu acredito que a vinda deste núcleo vai ser de suma importância para os alunos e para nós profissionais da educação”, avalia a diretora.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA
Itaituba - PA
Sobre o município Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA Atualizado às 23h59 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 23°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 24°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete