Segunda, 06 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Saúde Oportunidade

HMS inicia estágio de gestão hospitalar com acadêmicos de enfermagem

Os acadêmicos contemplados nessa primeira fase estão cursando o último ano de enfermagem e irão estagiar com a direção geral e líderes assistenciais.

20/10/2021 às 18h50 Atualizada em 20/10/2021 às 19h24
Por: Da redação Fonte: Ascom - UPA e HMS
Compartilhe:
HMS inicia estágio de gestão hospitalar com acadêmicos de enfermagem

 

A direção de geral e os líderes assistenciais do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) a partir de hoje, 20 de outubro, vão compartilhar os conhecimentos com 20 universitários do último ano do curso de enfermagem do Centro Universitário da Amazônia – Unama. Agora, esses alunos participam do cotidiano da gestão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, até o final do mês de dezembro deste ano. A parceria aconteceu por meio do projeto “Gestão na Veia” da Universidade, os participantes foram recepcionados pela equipe do Hospital ontem.

O objetivo é ajudar os estudantes a aperfeiçoarem as habilidades de liderança, gestão de conflitos, condução de equipe e entender como funcionam os fluxos de acolhimento do HMS. 

"Estamos muito felizes em recebê-los, sabemos que estamos na verdade realizando uma troca de conhecimentos. Eles serão os futuros gestores de saúde, é importante que esses estudantes entendam as demandas administrativas de uma unidade hospitalar”, enfatizou a diretora geral do HMS, Christiani Schwartz.

 

A direção geral será acompanhada por dois estagiários, a coordenação de enfermagem tem um, o setor da qualidade recebeu três jovens acadêmicos, o Núcleo de Regulação do Hospital ficou com um estudante, o Serviço de Acolhimento ao Usuário (SAU) também fará as rotinas de trabalho com um estudante, os supervisores do Pronto Socorro Municipal (PSM) receberam dois e cada supervisor das clínicas estão acompanhados por um estagiário.

“Esse é um bom desafio para os líderes que um dia já foram alunos. Os nossos profissionais têm uma trajetória profissional que os levou a liderança, o conhecimento poderá somar e contribuir na formação dos estudantes. Ao final será feito um relatório por todos os envolvidos no projeto”, explicou a responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa, a psicóloga Ariane Macêdo,

Segundo ela, a escolha dos alunos aconteceu por uma seleção das ligas acadêmicas da Unama, que são elas: interdisciplinar de saúde mental; de enfermagem de centro cirúrgico (ICME); de enfermagem de saúde do adulto; de ginecologia, obstetrícia e neonatal; e em saúde coletiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.