Segunda, 06 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Saúde Humanização

Dia do médico: Profissionais do HCS contam relatos de atendimento durante a pandemia

A pandemia da covid-19, deu destaque aos profissionais da saúde e em especial aos "heróis de jalecos branco".

18/10/2021 às 22h03
Por: Da redação Fonte: Ascom - HCS
Compartilhe:
Dia do médico: Profissionais do HCS contam relatos de atendimento durante a pandemia

 

A pandemia da covid-19, deu destaque aos profissionais da saúde e em especial aos "heróis de jalecos branco", que enfrentaram duras jornadas, alguns se distanciaram de seus entes, para cuidar dos pacientes. No Dia do Médico, alguns dos médicos que estão na linha de frente do enfrentamento da covid-19 no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) contaram relatos de momentos que marcaram suas trajetórias. 

Para o diretor técnico do HCS, Dr. Tardelio Torquato, uma das experiências mais marcantes foi o dia que prometeu para a esposa de um paciente que daria o máximo de si para salvar a vida dele. Ele conta que isso aconteceu depois do pedido desesperado da mulher que veio junto do choro do filho que estava no colo. “Aquilo me comoveu tanto que dei minha palavra que ia devolver ele com saúde para a família. E graças a Deus eu cumpri a promessa feita. Foi um momento marcante em meio a toda turbulência que é a pandemia, principalmente porque o quadro clínico do homem era grave”, lembrou.

Já para a médica Cristina Mendes, o que mais marcou foram todas as vezes que conseguiu devolver o paciente a família, ela afirma que o momento de formar o corredor de profissionais para a alta era uma das melhores sensações. “Saber que também fiz parte da alegria de ter um ente querido de volta ao lar com saúde é gratificante. Esse é sem dúvida um momento único, que faz tudo valer a pena”, comemorou.

O coronavírus chegou ao Brasil em fevereiro e os médicos se viram diante de uma doença nova. No início o que se sabia era seu alto grau de contágio, mas sem protocolos de tratamento totalmente definidos. Era um desafio inédito para a geração de profissionais de saúde de todo o país, que até então, nunca havia enfrentado um problema dessa magnitude. Para o Dr. Tardelio e para a Dra. Cristina a pandemia reforça a importância, o valor e o reconhecimento da função social desses profissionais dedicados e, na maior parte do tempo, anônimos por trás de suas máscaras e aventais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.