Segunda, 06 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Alerta 10º CASO

Sobe para 10 o número de casos suspeitos de doença da 'urina preta' em Santarém; paciente é uma mulher

Uma mulher de 38 anos foi atendida no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo após apresentar os sintomas da doença. Ela ingeriu peixes das espécies Pacu e Aracu.

16/10/2021 às 18h39 Atualizada em 16/10/2021 às 18h44
Por: RB1Notícias Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Santarém registra mais um caso suspeito de síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta. Trata-se de uma mulher de 38 anos, que passou mal após ter consumido peixes das espécies Pacu e Aracu.

Ela deu entrada no Hospital Municipal de Santarém (HMS), no último domingo (10), apresentando os sintomas característicos da doença. A paciente apresentou quadro clínico  estável e recebeu alta no dia 11 de outubro.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), informou que, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), no momento, investiga 22 casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo Belém (02), Santarém (10), Juruti (03), Almeirim (02), Afuá (02), Breves (02) e Trairão (01).

A Sespa enfatiza que os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência fora do Estado, por isso o resultado não depende da Sespa e até o momento não há previsão.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Santarém - PA
Sobre o município Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA Atualizado às 23h39 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 23°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete