Quarta, 22 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Cidades ALMERIM

Justiça converte em preventiva prisão de suspeito de matar jornalista

Janilson Silva Duarte foi preso em Laranjal do Jari, no Amapá, na segunda-feira (13). Corpo de Eranildo Cruz foi encontrado no início do mês no distrito de Monte Dourado, em Almeirim.

15/09/2021 às 15h28
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Compartilhe:
Janilson Silva Duarte é suspeito de matar a golpes de pé-de-cabra o jornalista paraense Eranildo Cruz — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Janilson Silva Duarte é suspeito de matar a golpes de pé-de-cabra o jornalista paraense Eranildo Cruz — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante audiência de custódia no distrito de Monte Dourado, em Almeirim, no Pará, a Justiça manteve a prisão de Janilson Silva Duarte, de 19 anos, suspeito de matar a golpes de pé-de-cabra o jornalista Eranildo Cruz, de 54 anos. O crime aconteceu no início deste mês e o jovem foi preso na segunda-feira (13).

A audiência ocorreu na manhã desta quarta-feira (15). Além de manter a prisão, a Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva. Janilson foi encaminhado para uma unidade prisional em Almeirim.

As investigações sobre a morte do jornalista seguem, inclusive com o depoimento de testemunhas do caso.

Investigação e prisão

Janilson Silva Duarte foi preso em flagrante após a Polícia Civil do Pará encaminhar informações à Polícia Civil do Amapá sobre a identificação do suspeito. O jovem estava no município de Laranjal do Jari, no Amapá, com a moto que foi roubada da vítima.

Suspeito foi visto através de câmeras de segurança com arma utilizada no crime — Foto: Reprodução/Câmeras de segurançaSuspeito foi visto através de câmeras de segurança com arma utilizada no crime — Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Imagens de câmeras de segurança foram usadas para identificar Janilson e traçar a rota que ele fez na noite do crime. Em um dos registros ele aparece com o pé-de-cabra usado para matar Eranildo. A ferramenta passará por perícia.

Após receber informações sobre o paradeiro de Janilson, a Polícia montou uma campanha e conseguiu prender o suspeito. Ele confessou à polícia ser o autor do crime, mas já apresentou várias versões sobre como cometeu o assassinato. As informações estão sendo apuradas.

A motocicleta de Eranildo, levada logo após o crime, foi recuperada descaracterizada, inclusive com outra cor.

Moto da vítima já estava adulterada — Foto: Divulgação/Polícia CivilMoto da vítima já estava adulterada — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O crime

Eranildo Ribeiro da Cruz, de 54 anos, foi encontrado em uma casa na noite do dia 6 de setembro. O jornalista foi encontrado nu em cima de uma cama e coberto com lençol. Os braços estavam para trás e ele tinha sobre a cabeça com ferimento um travesseiro.

O jornalista de 54 anos, conhecido como "Chocolate", fazia coberturas pelo jornal impresso "Tribuna Regional", atuando tanto no Pará quanto em municípios do Amapá, como Laranjal do Jari. Eranildo cobria assuntos políticos e de movimentos sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.