Quarta, 22 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Saúde Humanização

HCS completa 6 meses de funcionamento com mais de 600 altas médicas

Inaugurado no dia 19 de fevereiro, a Unidade funciona como retaguarda para tratamento da covid-19 na região oeste do Pará.

19/08/2021 às 17h10 Atualizada em 19/08/2021 às 20h45
Por: Da redação Fonte: Ascom - HCS
Compartilhe:
HCS completa 6 meses de funcionamento com mais de 600 altas médicas

Nesse período a equipe da Unidade realizou alguns projetos de humanização. Entre eles Cabine do Amor, Pacientes em Movimento, Mentes em Ação, Visita Online, Visita Musical e Cinecampanha.

Joaquim Silva, de 70 anos, ficou internado por 22 dias no HCS e fez questão de agradecer a toda equipe multiprofissional pelo tratamento que recebeu. Ele, que é pai de 9 filhos e avô de 22 netos, gravou um vídeo no quintal da casa onde mora como forma de demonstrar o carinho por ter conseguido retornar ao lar recuperado da doença.

‘Vocês tiveram o maior amor para me tratar, agradeço a todos e em especial ao Dr. Tardelio que sempre ia ao meu leito e pegava na minha mão, me passava força. Continuem com essa missão que é o dom de vocês”, finalizou.

Outro agradecimento emocionante foi o depoimento da paciente Joice de Almeida, ela recebeu alta médica no dia 16 de agosto, após 10 dias internada. Joice conta que a equipe é motivada por um sentimento: amor.

“São excelentes profissionais, tratam os pacientes com maior carinho, eles realmente amam o que fazem, só tenho gratidão”, disse.

Para o Diretor Técnico do Campanha, Tardelio Torquato Mesquita, fazer parte dessa e de todas as histórias que tiveram continuidade após a alta médica dos pacientes que foram recuperados no Hospital, retornando para o seio familiar, é uma experiência única na vida.

‘Damos o nosso melhor para que cada paciente saia daqui recuperado, e poder devolver um número tão expressivo como o alcançado aqui, é uma massagem no coração’, disse emocionado.

A coordenadora de enfermagem da Unidade, Silvia Somera, falou do orgulho de trabalhar na linha de frente do combate à covid-19. “Poder ajudar o próximo faz muito bem para a alma, tenho muito orgulho em fazer parte dessa equipe. A cada paciente que tem alta a nossa motivação aumenta”, disse.

 

Recuperação em casa

O paciente Antônio Henrique Moraes, 43 anos, que recebeu alta médica após 3 dias de tratamento na Unidade, gravou um vídeo falando sobre a boa recuperação.

” O Hospital de Campanha de Santarém veio para salvar a vida das pessoas que já estavam sem esperança por conta da superlotação das unidades de saúde, se hoje estou vivo é graças a equipe maravilhosa que cuidou de mim” relatou.

Henrique contou ainda que teve dez membros da sua família acometidos pela covid-19, mas que todos já estão recuperados. Ex paciente fez questão de contar que casou com a noiva após receber alta médica.

” Tomei muitas decisões depois que saí do Campanha, casei, comprei uma casa e hoje sou um homem abençoado. Vocês são anjos sem asas, a população de Santarém nunca vai esquecer de vocês”, finalizou.

Já para o paciente Tércio Alexandre da Silva, 36, que passou 20 dias internado no HCS o sentimento é de vitória. Ele conta que passou por momentos difíceis durante o tratamento da covid-19. Tércio gravou um vídeo falando da sua experiência na Unidade.

“Foram 20 dias que ficarão guardados para sempre na minha memória. Agradeço toda a equipe, desde o pessoal da limpeza até o médico. Sou um milagre”, concluiu.

“Acolhemos cada paciente como ente de nossa família, não medimos esforços para a recuperação deles. Cada alta é uma vitória não só para quem está saindo, mas para a equipe que lutou muito pelo paciente”, enfatizou.

Acolhimento humanizado

O HCS oferece atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. Para humanizar o atendimento, a equipe multiprofissional desenvolve projetos e ações que buscam minimizar os impactos do isolamento social familiar neste período de tratamento na Unidade. Entre eles, a “visita online”, que permite contato por chamada de vídeo entre pacientes com quadro clínico estável e familiares.

Outro exemplo positivo é a “Cabine do Amor”, ao qual oportuniza um abraço carinhoso entre quem está internado, com quadro clínico estável, e uma pessoa da família por meio de uma cabine com espaço para os braços se entrelaçarem.

Outra ação importante, é o “Pacientes em Movimento”, que está dentro do planejamento de atividades que ajudam no tratamento. Ele é comandado pela equipe de fisioterapia e psicologia, onde de maneira lúdica faz com que os participantes façam movimentos no corpo.

Já no ‘Projeto Visita Musical’ a música virou protagonista, através do dom artístico dos colaboradores que levam música com voz e violão para as enfermarias.

Os benefícios da ação para os pacientes inclui redução de estresse, ansiedade e relaxamento, tornando o ambiente hospitalar mais leve e descontraído. Bem como o ‘Cine Campanha’ onde pacientes assistem filmes nas enfermarias.

O HCS é fruto de parceria entre governo do Estado e prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.