Quarta, 22 de Setembro de 2021
33°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Saúde Humanização

HMS oferece corte de cabelo e barba para pacientes internados há mais de 10 dias

A iniciativa foi do setor do psicossocial, em parceria com uma empresa de cursos profissionalizantes, e aconteceu com o objetivo de estimular o amor próprio dos pacientes, além de integração e bem estar.

12/08/2021 às 12h03
Por: Da redação Fonte: Ascom - UPA e HMS
Compartilhe:
HMS oferece corte de cabelo e barba para pacientes internados há mais de 10 dias

 

Na manhã de ontem, 11 de agosto, 30 pacientes do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo tiveram a oportunidade de cortar os cabelos e a barba. A iniciativa foi do setor do psicossocial, em parceria com uma empresa de cursos profissionalizantes, e aconteceu com o objetivo de estimular o amor próprio dos pacientes, além de integração e bem estar.

A escolha dos pacientes foi feita com acompanhamento da equipe assistencial das clínicas médicas e cirúrgicas. Entre os critérios de participação na ação, estava o quadro clínico estável do paciente e tempo de internação - acima de 10 dias. Os participantes foram levados para uma área externa do Hospital. A iniciativa, segundo a assistente social da Unidade, Eliamara Pastana, deve acontecer todo mês.

 “Nós vamos manter a parceria com a empresa que se disponibilizou a realizar o serviço de forma gratuita e pretendemos estender o serviço para os acompanhantes também. É importante ressaltar que todos os cuidados de higienização e segurança foram tomados”, explicou.

O paciente Francisco Assis de 60 anos, em tratamento no hospital há 11 dias, foi um dos primeiros a receber o serviço, ele pediu corte de cabelo, barba e não perdeu a chance de dizer que precisava de um reparo nos pelos das sobrancelhas.

“Eu fiquei muito feliz, eu já estava querendo ir embora do Hospital, estava me sentindo pra baixo sentir meu cabelo e barba grande. Agradeço muito a equipe do Hospital, fique surpreso e animado”, enfatizou.

Para a psicóloga do HMS, Lígia Ferreira, incentivar o autocuidado e estimular a auto estima pode ajudar na recuperação do paciente.

“Nós temos que pensar em um tratamento sistêmico. A gente tem que tratar também os desejos e anseios do paciente, e isso é importante para quem está internado a médio e longo prazo. O cabelo mexe muito com a autoestima do ser humano, então com o corte de cabelo essas pessoas sentem que o hospital está cuidando deles”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.