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Atendimento no PSM começa a receber novos fluxos através da metodologia Lean nas Emergências

O PSM, que é porta de entrada para os atendimentos de urgência e emergência, passou a partir de hoje a receber apenas pacientes com risco iminente de morte e trauma.

04/08/2021 às 08h32 Atualizada em 04/08/2021 às 08h44
Por: Da redação Fonte: Ascom - UPA e HMS
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Atendimento no PSM começa a receber novos fluxos através da metodologia Lean nas Emergências

 

Um grupo com 8 profissionais do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo participou no último final de semana de um treinamento do Projeto Lean das Emergências, em São Paulo, onde representantes do Hospital Sírio-Libanês apresentaram ferramentas importantes para reduzir a superlotação na urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal, única Unidade selecionada no Norte do Brasil para participar do projeto. Ontem, 3 de agosto, a direção da Unidade juntamente com equipe iniciaram a implantação de alguns processos.

Agora, a PSM só recebe pacientes com risco iminente de morte, com trauma e transferência fora de domicílio (TFD). As pessoas que precisarem de assistência clínica devem procurar a Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24h. Essas mudanças já estavam no planejamento da direção para minimizar a superlotação e receberam estímulos estratégicos a partir do treinamento do Projeto Lean.

Para o treinamento em São Paulo, foi uma equipe multidisciplinar com quatro enfermeiros, um auxiliar administrativo, dois médicos e direção. O grupo retornou ao PSM ontem e já realizou algumas ações. “Em menos de 24 horas a equipe do PSM já percebeu a mudança, pois impactou na diminuição do número de atendimentos na porta, sem ter prejuízo na assistência do paciente e com foco na humanização”, explicou Christiani Schwartz, diretora geral do HMS.

A coordenadora de enfermagem, Joycineia Assunção, explica que outra ação que vai ser realizada diariamente é o PSM Day, que consiste em reunir com a equipe por 10 minutos para falar do atendimento, dando orientações e recebendo sugestões. 

“Entre as mudanças de fluxo está a criação da farmácia satélite no PSM e o um ponto de coleta de sangue contínua. Eu e a equipe estamos muito felizes com o aprendizado e vamos focar na prática diária dos fluxos”, disse Joycineia.

O próximo passo do projeto será a visita de um médico e um especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Segundo a direção do projeto, essa fase dura em média 6 meses e após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo.

Entenda mais sobre o Projeto Lean

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. É uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Esse projeto faz parte do PROADI-SUS, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

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